TOPO #01 - BIOCOR
TOP PEQUENO #02 - VIVER BRASIL
Página inicial - Blog do PCO Paulo César Oliveira

Liberdade de expressão é tema de debate no Meeting Internacional do LIDE


O ex-presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle (foto), abriu o Seminário Internacional durante o 20º MEETING INTERNACIONAL do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais sobre “Democracia e liberdade de expressão”, em Montevidéu, afirmando que “a democracia não soluciona problemas, mas legitima aquele que vai governar”. Presidente do Uruguai entre 1990 e 1995, Lecalle declarou que o governante democrático – apesar de ter sido eleito pelo povo – não pode fazer o que bem entender. “Estamos vivendo uma patologia na América Latina, a do egoísmo. Falta humildade para dar continuidade ao programa do seu antecessor e iniciar programas que o próximo governante concluirá”, afirmou. Já para Jorge Quiroga, presidente da Bolívia de 2001 a 2002, o Brasil tem um papel fundamental para retomar a democracia e a integração na região. “O Brasil é o nosso irmão mais velho. Além de ser o maior país do hemisfério sul, o Brasil pode e deve interceder para reunir esses esforços”, disse. Quiroga salientou também que as nações do continente precisam exigir a observação da OEA – Organização dos Estados Americanos- para garantir eleições livres e transparentes na Venezuela, opinião também compartilhada pelo senador e presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Aloysio Nunes. “Não podemos ter governos intervencionistas e não podemos nos eximir do que está ocorrendo na Venezuela”, disse Aloysio.

 

A importância da liberdade de imprensa

O governador de Goiás, Marconi Perillo, que também participou do evento, disse que o Brasil se posiciona de forma tímida – e até covarde – em relação à questão venezuelana. “Não há democracia sem plena liberdade de expressão”, enfatizou. Seu colega do Mato Grosso, o governador Pedro Taques, completou: “Uma das características da democracia é, justamente, o respeito à dignidade humana e às regras”. Domingos Meirelles, presidente da ABI – Associação Brasileira de Imprensa, pontuou que a imprensa faz parte da crosta de interesses do poder. Porém, segundo Daniel Slaviero, presidente da ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio, um país que tem uma imprensa livre e independente, tem uma democracia poderosa. E para garantir essa liberdade de expressão, é imprescindível a iniciativa privada, de acordo com Sergio Amaral, vice-presidente da rádio Jovem Pan: “O setor empresarial brasileiro, ao investir em mídia impressa, está atuando na defesa da democracia”.

 

O Mercosul vai acabar logo

O Seminário fez parte do 20º MEETING INTERNACIONAL, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, em outubro, na capital uruguaia. Durante a primeira bateria de debates, com o tema principal “Ações bilaterais Brasil-Uruguai”, Lacalle destacou que o Mercosul terá seu fim declarado em breve caso não haja mudanças. Além dele, também contribuíram com os debates outros grandes nomes da diplomacia, negócios, finanças e turismo, como Luiz Fernando Furlan, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil e chairman of the Board do LIDE; e Pablo Ferreri, ministro da Economia e Finanças do Uruguai.

 

O 20º MEETING INTERNACIONAL conta com o patrocínio da AMIL, APEX e SAPORE. Apoio da KIA e MARFRIG, com participação especial da BASF e EMS. Colaboração de ATHIÉ WOHNRATH, DE NADAI, GOCIL, GRUPO SIGLA, REDE TV e VIDEOLAR. Como fornecedores oficiais estão a CDN COMUNICAÇÃO, CHUBB SEGUROS, ECCAPLAN, FORMAG’S, GELATO BOUTIQUE, MARINGÁ TURISMO, MISTRAL E VINCI, RODOBENS COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, TALENT e UPS. As revistas ISTOÉ, ISTOÉ DINHEIRO, LIDE E MEETING; GRUPO COMPANHIA; a rádio JOVEM PAN; o jornal PROPMARK; a PR NEWSWIRE; e a TV LIDE são mídia partners.

Tags

Publicidade

Your Ad Here

Comentários

comentários

Newsletter

Tags