Logo
Blog do PCO

Como fugir da temida crise do varejo

Por: Fátima Bana,  consultora em marketing digital, e-commerce e comportamento do consumidor

 

Enfim, chegamos onde não queríamos. Mas de nada adianta relembrar a sucessão de fatos que nos levaram a este momento, o que vale a pensar agora é correr atrás do prejuízo e se ele não chegou, afastá-lo.

Para o varejo online, seria pessimista e cedo para afirmar que teremos problemas, porém já sabemos que o crescimento que estávamos apostando talvez não seja tão rápido como nos outros anos, mas sabemos ainda que os setores de nicho continuam crescendo na média de dois dígitos.

É importante não deixar de investir no seu negócio, pense na divulgação, sabemos que em momentos de retração da economia muitas empresas deixam de investir na divulgação, o que deixa o consumidor mais sensível aos que insistem na mídia. Por essa razão, olhe o seu mercado e veja como ele está se comportando, mantenha a divulgação e se o negócio for online compare os custos entre canais para aquisição de clientes e force a mão no remarketing. Ofereça soluções para o cliente voltar a comprar. Sabemos que temos novas tecnologias  que abrem as portas para os pequenos e médios lojistas com baixo custo.

 

Então, o que podemos fazer?

O consumidor nesse momento está mais racional, então, faça comparação de preço, verifique seu posicionamento e analise se está se posicionando como seu consumidor é. Note que você pode estar oferecendo promoções erradas que não atrairiam um consumidor racional, nessa hora a compra por impulso é bem retraída. Olhe racionalmente o seu produto e crie promoções que tragam ao seu cliente a sensação de ter feito a melhor escolha. Pode ser a hora de pensar em um programa de fidelidade para o seu consumidor.

Veja o retorno sobre as suas ações de marketing – muitas ações de marketing possuem maior ROI quando veiculadas por mais tempo, isso faz com que seu consumidor crie uma relação de confiança (veja e.mail mkt – temos cases interessantes de vários varejistas), avalie os relatórios de desempenho e esprema os números, eles sempre confessam. Você vai entender que as ações de longa duração acabam trazendo um ROI mais consistente e levando a volta do consumidor que priorizar uma ação de curto prazo com custo mais alto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *