Logo
Blog do PCO

Em defesa dos municípios mineiros

Por: Antônio Júlio

O debate político será o norte da nossa gestão frente à Associação Mineira dos Municípios  (AMM). Hoje vivemos, no país, uma grande crise política por falta de uma maior interlocução entre o governo federal e o Congresso Nacional e também entre governos estaduais e assembleias legislativas. Nosso objetivo maior é, através dos 853 prefeitos mineiros, sermos uma ponte de diálogo intenso, visando à troca de experiências, ideias e ações políticas.
No período da campanha até a posse, percebemos a importância da AMM como instrumento de defesa dos interesses dos municípios. E a solução dos mais variados problemas enfrentados pelos agentes municipais passa pela construção dessa ponte entre os poderes – Executivo e Legislativo – nas esferas municipal, estadual e federal. O importante é aquecer o debate político.

Iremos, também, construir parcerias importantes com o Poder Judiciário e o Ministério Público, na tentativa de proporcionar soluções a intermináveis questões judiciais que oneram os municípios como a chamada “Judicialização da Saúde”. Na nossa pauta, está também a presença da AMM no interior, com encontros regionais mais diversificados, também com temas políticos que envolvam os problemas da região. Nossa ideia é tentar mostrar aos governos, tanto estadual, como federal, que cada região ou município tem suas particularidades. Ou seja, um projeto de uma creche ou posto de saúde não é o mesmo para todos os municípios. Aí entra a interlocução, a conversa, o diálogo para que possamos identificar os problemas e resolver antes da conclusão de projetos, hoje, feitos dentro de gabinetes de tecnocratas.

Nos nossos planos está também o debate em torno do Pacto Federativo e da Reforma Política, pontos importantes para os avanços que o Brasil precisa. Podem esperar uma AMM ativa, participante, atuante e democrática, visando à defesa e ao fortalecimento dos municípios mineiros através de um intenso debate político que envolva vereadores, prefeitos, deputados, senadores, secretários, governadores e a Presidência da República.

 

*Antônio Júlio é prefeito de Pará de Minas e presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *