Logo
Blog do PCO

As festas chegaram. Agora é aproveitar da melhor maneira possível

A partir deste domingo o Blog do PCO entra em recesso. Nos afastaremos um pouco da rotina e até 07 de janeiro publicaremos, a cada dia, uma entrevista ou um artigo sobre diferentes temas. Começamos hoje abordando um drama da maioria das pessoas: como enfrentar as festas de final de ano sem engordar. Leia com atenção e aproveite tudo sem medo. No mais, Boas Festas.

 

Impossível resistir às mesas fartas de final de ano. Carnes, massas, salgados, frutas, doces, bebidas e tanta coisa mais que temperam as festas em família e entre amigos que nos levam aos excessos e ajudam a elevar o peso. Existe uma fórmula para se divertir, comer e beber no Natal e no Reveillon sem engordar? A nutricionista e mestre em tecnologia de alimentos, Fernanda Flores Nascimento, acredita que quem tem uma alimentação saudável, só precisa tomar alguns cuidados para aproveitar bem as festas, sem culpas e medos da balança depois.

 

Como aproveitar as festas de fim de ano sem engordar?

É muito importante durante todo o ano a pessoa ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas, porque não adianta nada, só no final do ano se ter essa preocupação, não aproveitando a festas da maneira correta. Durante as comemorações, não é preciso ter aquela preocupação absurda de que vai engordar e ganhar 10 quilos de uma vez por causa da festa de Natal e de Reveillon. É muito simples. Se a pessoa tem a preocupação de ter uma alimentação saudável durante todo o ano, ela poderá curtir a festa de final de ano. Um cuidado muito importante é, um pouco antes, fazer um lanche e curtir o seu momento. Não é bom ir com muita fome e, chegando lá, ficar comendo de tudo o que tem. Chegando na festa, é bom intercalar a bebida alcoólica com água, porque é extremamente importante a hidratação durante as festas. Isso vai facilitar na hidratação e a não ganhar tanto peso.

 

O que escolher?

Outra coisa importante é comer as frutas da época. Normalmente as ceias têm muitas frutas, saladas, castanhas, nozes, que são ricas em boas gorduras e vitaminas e minerais, que vão ajudar muito. Outra coisa importante é se evitar as frituras, dando preferência para as carnes assadas e grelhadas, que têm um teor de gordura menor. O mais importante é curtir o momento, sem achar que só porque é festa de final de ano, tem que comer de tudo. Coma o que você realmente gosta e quer e curta o ambiente, a festa, os amigos. O mais importante é ficar o ano todo cuidando da alimentação, para quando chegar às festas, curtir o momento sem culpas.

 

Esse lanche antes da festa tem que ser como?

Pode ser uma vitamina, uma fruta, um leite, um sanduiche com pão integral, com folhas, legumes, um frango, uma ricota, um queijo cottage, tomar um suco e ir para a festa. É importante a ingestão de fibras, porque elas promovem saciedade e vai fazer com que a pessoa não coma tanto quando chegar às festas. E relembrando que, chegando na festa, ao invés de comer tudo o que aparece na frente, é melhor dar preferência ao que a pessoa gosta e comer saladas acompanhadas de carnes magras, evitando as frituras, os doces, dando preferência para as frutas. Isso vai facilitar muito e vai ajudar a não engordar muito no final do ano.

 

E para quem fez tudo errado o ano todo e quando chega às festas bebe tudo, come de tudo?

Aí realmente é um pouco complicado. Essa pessoa precisa rever os seus conceitos, priorizar o que ela quer para ela. Cuidar da saúde é cuidar da gente. Nesse caso, é extremamente importante a pessoa rever os seus conceitos, procurar um nutricionista, um médico para fazer um chek up. O nutricionista fará um plano alimentar para que a pessoa possa se adaptar e ter uma alimentação saudável e no próximo ano entrar de uma maneira melhor. Se a pessoa não tiver uma alimentação saudável o ano todo e se alimentar mal no final do ano, aí fica muito complicado.

 

Muitos comem muito, bebem muito e no dia seguinte tomam um suco detox. Isso resolve alguma coisa, corta os excessos?

Na verdade, os sucos detox vão auxiliar. Não é uma solução, mas auxiliam. O ideal é dar preferência a ingestão de água, suco, frutas, verduras, que ajudam a desinchar e isso realmente ajuda, existem comprovações nesse sentido.

 

Você tem uma receita de suco detox?

Um suco muito bom é aquele em que se usa laranja, couve, gengibre e cenoura, que são alimentos que ajudam a desintoxicar. Melão e melancia, são frutas extremamente importantes e que vão auxiliar nesse processo, para desinchar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *