Logo
Blog do PCO

Onde está o túnel? Se é que tem um…

A crise econômica está demorando tempo demais e está inviabilizando vários setores da indústria brasileira, na avaliação do presidente da Vicenza Mineração, Wilson Brumer (foto). Essa paralisia também está assustando o investidor, que prefere economias mais estáveis e com isso, a situação só vai se agravando, segundo o empresário que acha que está difícil enxergar não a luz no fundo do túnel, mas o túnel.

 

O que está acontecendo com a economia brasileira? Como sair dessa situação?

O Brasil passa por uma fase de falta de credibilidade, uma economia totalmente paralisada, onde o investidor está receoso de tomar qualquer decisão, seja ele brasileiro ou internacional. Insisto, há muito tempo, que não falta ao Brasil diagnóstico, faltam sim ações efetivas. Mas o tema ficou muito em cima de uma discussão de ajuste fiscal, ninguém questiona que o Brasil precisa mesmo é equilibrar suas contas. O ajuste fiscal passa pelo aumento de receita e o aumento de receita não pode se dar através de tributação. O Brasil já paga taxas de tributação enormes. Esse aumento de receita tem que acontecer através de desenvolvimento e crescimento do país. Enquanto não se cria um ambiente favorável ao desenvolvimento, nós entramos em um ciclo vicioso, querendo fazer ajuste fiscal sem uma contrapartida da Receita.

 

O Brasil está no fundo do poço?

É difícil falar em fundo do poço, nós não estamos vendo é o túnel. Não falam tanto na luz no fundo do túnel? Não estou vendo o túnel ainda. Esse é o problema do Brasil.  Nós estamos totalmente perdidos. Que rum vamos tomar? Nós enfrentamos várias crises, mas acho que hoje estamos em um somatório de crises. Crise política, crise de credibilidade, crise de governança, crise de autoridade. Se nós não criarmos um novo pensar no Brasil acho difícil sairmos desse momento. Uma hora vamos sair, não tenho dúvida disso. O problema é quanto tempo vamos demorar para sair dessa crise.

 

O setor produtivo aguenta mais quanto tempo?

O setor produtivo está passando por uma fase muito complicada. O Brasil já vem há anos e anos perdendo a sua capacidade de competitividade. Tem gente que discute se o tema industrialização é adequado. Não me preocupo com o termo, mas a indústria brasileira perdeu competitividade, não tenho dúvida de afirmar. Passei há pouco tempo pela Usiminas e se me perguntar se fiz alguma coisa de bom, o que fiz de bom foi não ter feito, que era uma usina nova, que estava planejada há muitos e muitos anos e se eu tivesse feito a empresa provavelmente estaria em uma situação pior do que eventualmente está hoje. O Brasil perdeu a sua capacidade competitiva e a cada ano nós estamos perdendo segmentos competitivos.

 

A situação das siderúrgicas está difícil?

A siderurgia é mais uma cadeia produtiva que o governo está perdendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *