Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque (foto), informou ontem, ao participar de uma live, que a pasta vai lançar um Plano Nacional de Mineração com metas definidas até 2023. O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Ambiental, Alexandre Vidigal, também participou da transmissão ao vivo, disse que o plano deverá ser divulgado até o início de agosto. “São dez planos bem definidos, com 108 metas. Está na fase de apresentação, onde os atores da mineração podem opinar”, informou o secretário. Segundo Vidigale, não existem estudos sobre o setor há vários anos. “O setor mineral não se encontrava em estudos da economia pública há algumas décadas. Isso é preocupante. Se você não tem dados oficiais, estudos, você tem dificuldade de fazer planejamento, fazer políticas públicas.” O programa abordará, dentre outros pontos, economia mineral, sustentabilidade, expansão em novas áreas e a imagem da mineração junto à sociedade. “A mineração que a sociedade percebe não é a mineração que o Brasil faz”, disse Vidigal. Ele acrescentou que a maioria das metas que constarão do plano já está em andamento. “Temos um projeto para a mineração brasileira.”

 

*Os deputados federais estarão empenhados na próxima semana no ajuste do texto do Projeto de Lei que trata das fake news. O texto segue para plenário para ser votado com as mudanças propostas. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já se posicionou e disse que se o texto for vetado pelo presidente Jair Bolsonaro, os vetos realizados serão derrubados pelos parlamentares na casa. No último dia 30 de junho, o Senado aprovou o projeto relacionado à disseminação de conteúdo falso na Internet, as conhecidas fake news.

 

*Começará a valer a partir da próxima quarta-feira (15) a negociação das dívidas tributárias, proposta por pessoas físicas e jurídicas, que envolvem créditos administrados pela Procuradoria-Geral Federal (PGF) e créditos cuja cobrança compete à Procuradoria-Geral da União (PGU). A portaria regulamentando a negociação das dívidas tributárias com créditos considerados irrecuperáveis ou de difícil recuperação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última quinta-feira (9).

 

*Diante da pandemia da Covid-19, a Minas 2020 será no formato digital e vai se realizar no final de outubro. O novo formato do evento da construção civil, foi anunciado durante reunião da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG, realizada, nesta sexta-feira (10), Segundo Teodomiro Diniz, presidente da Câmara da Indústria da Construção, participantes de todo o país poderão acompanhar as novas tendências do setor.

 

*A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) também se adaptou à nova realidade e adiou a realização da 72ª Reunião Anual, prevista para ocorrer no período de 12 a 18 de julho de 2020, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O novo período para o encontro presencial ainda não foi definido. A SBPC está propondo uma Mini Reunião Anual Virtual com conferências, painéis e minicursos online para marcar a nova data da Reunião Anual.

 

*O home office, que pelo visto vai ficar no cotidiano das pessoas pós-pandemia do coronavirus, vem se tornando uma preocupação para as imobiliárias. É que o home Office pode acabar gerando uma crise no aluguel de imóveis comerciais. Apenas em São Paulo a previsão é que sejam devolvidos até o final do ano 73,9mil metros quadrados em imóveis. Reforça a preocupação do setor pesquisa recente da Universidade de São Paulo (USP) que mostra que 70% dos brasileiros querem ficar em home Office pós-pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *