Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) virou réu pela quarta vez pela Operação Lava Jato no Paraná. Ontem, o juiz Luiz Antonio Bonat recebeu a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) contra Lula e mais quatro pessoas por lavagem dinheiro na Petrobras. A denúncia foi protocolada em setembro. O ex-presidente é acusado de usar o Instituto Lula para lavar R$ 4 milhões doados pela Odebrecht entre dezembro de 2013 e março de 2014. Segundo a denúncia, os valores – feitos formalmente por doações legais – foram repassados em quatro operações de R$ 1 milhão cada uma e tiveram como origem contratos fraudados da Petrobras

 

*Pressionado pelos preços dos alimentos, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), acelerou a 0,94% em outubro, segundo divulgou nessa sexta-feira (23) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da maior taxa para o mês desde 1995 e da maior alta mensal desde dezembro do ano passado. O indicador – que é considerado uma prévia da inflação oficial do país – mostrou forte aceleração em relação ao índice de setembro, quando ficou em 0,45%.No ano, a prévia da inflação acumulou alta de 2,31% e em 12 meses atingiu 3,52%, acima dos 2,65% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores mas ainda abaixo do centro da meta para o ano, que é de 4%.

 

*Eleitores das capitais vêm rejeitando a atuação de Jair Bolsonaro no combate à pandemia do novo coronavírus, segundo pesquisa do Datafolha. A maior rejeição está em São Paulo, onde 53% dos consultados pelo instituto reprovaram e 27% aprovaram o desempenho do presidente. Em segundo lugar vem o Rio, onde o índice de reprovação ficou em 50% e o de aprovação, em 21%. Em Recife, Bolsonaro teve índice de rejeição de 44% – o maior entre todos os nomes mencionados na pesquisa, como o do governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Júlio. O índice de aprovação do desempenho de Bolsonaro no combate à Covid-19 ficou em 32% entre os recifenses. Os números de Belo Horizonte são parecidos com os de Recife: 46% reprovam e 34% aprovam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *