Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*Eduardo Bolsonaro (foto), o deputado filho do presidente, disse em entrevista ao SBT que o governo de seu pai não é “tão submisso” aos EUA a ponto de trocar ministros para agradar ao governo americano, seja de Donald Trump ou de Joe Biden. “A política de Jair Bolsonaro… não a vejo ao sabor de quem venha a ser o governo em qualquer outro país. Não estou falando especificamente dos Estados Unidos. Mas não vejo dessa maneira. Não acho que o Brasil seja tão submisso para chegar a esse ponto”. Afirmou ainda que seu pai irá reconhecer a vitória do candidato “no momento certo”: “Mas enquanto estiver com esse cenário, qualquer um pode ser o vencedor”.

*Depois de apenas oito meses no cargo, o agrônomo Guilherme Soria Bastos Filho deixou a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na sexta-feira, conforme resolução do conselho de administração da estatal, e será substituído por Samuel de Miranda Melo Junior. Segundo o site da Conab, Bastos foi destituído do cargo a pedido. A saída de executivo, agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa e com mestrados na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e na University of Maryland (EUA), foi criticada no meio do agronegócio. O ex-secretário de Agricultura de São Paulo Xico Graziano comentou a mudança dizendo que a estatal perde um “expert”, e que o novo presidente foi uma indicação do deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP). “Bolsonaro alimenta o mecanismo. Repete o que mais criticava”, acusou Graziano. O Republicanos é um dos principais partidos do centrão.

*Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) Deliberação Normativa do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) que simplifica a obtenção do licenciamento ambiental e, consequentemente, do alvará de funcionamento para pequenas e médias empresas da capital. A medida tem como objetivo diminuir custos, agilizar a abertura de empreendimentos e alavancar a geração de empregos.

*A maioria dos postos de combustível de Belo Horizonte está vendendo o etanol a R$ 3.087/3.091 o litro. Reajuste e equiparação dos preços entre os postos foi de um dia para o outro. Fica a pergunta: tabelaram o etanol ou é cartel mesmo.

*Mesmo com a pandemia de covid-19 já durando meses, a medicina continua a investigar possíveis consequências da doença causada pelo novo coronavírus. A médica americana Dena Grayson, especialista em doenças infecciosas, alertou para a possibilidade de homens sofrerem de disfunção erétil após se recuperaram da covid-19. Grayson atribuiu a possibilidade ao fato de a doença comumente causar problemas vasculares nos pacientes. No início de julho, o ator americano Nick Cordero morreu aos 41 anos após ter complicações em decorrência da covid-19 e ter que amputar uma perna por problemas de circulação. A notícia vai acabar com a farra masculina.

*Um concurso vai escolher o melhor queijo artesanal de Minas Gerais. É uma forma de divulgar a tradição do estado e, ao mesmo tempo, incentivar boas práticas nos pequenos laticínios. O concurso é promovido todos os anos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Minas. São 25 jurados especialistas para escolher os melhores de 2020. O resultado será conhecido nesta quarta-feira (9). Nesta edição, são 185 participantes vindos das 7 regiões reconhecidas como produtoras de queijo minas artesanal. A principal característica do queijo Minas Artesanal é que ele é fabricado com o leite cru, aquele que não é pasteurizado. Por isso, desde a ordenha, os pecuaristas tomam todos os cuidados para evitar contaminações. Com o G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *