Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

*O Ministério da Saúde informou ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o governo prevê iniciar a vacinação contra a Covid-19 em até cinco dias após o registro ou autorização das doses pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a entrega dos primeiros lotes. Ainda de acordo com esse novo documento, a vacinação no Brasil deve ser concluída em 16 meses – quatro meses para vacinar todos os grupos prioritários e, em seguida, 12 meses para imunizar a “população em geral”.A informação foi entregue ao STF pela Advocacia-Geral da União (AGU) em resposta a um pedido do ministro Ricardo Lewandowski, que pediu dados complementares sobre o plano de imunização enviado ao Supremo na última sexta (11). Lewandowski (foto) é relator de duas ações sobre o tema. O plano de imunização deve ser divulgado nesta quarta-feira no Palácio do Planalto.

*“Está perdendo um pouco de força a recuperação em V do Brasil”, afirmou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ao participar de evento promovido pela Burasia Group. Para quem não sabe, a recuperação em V é uma queda forte da atividade econômica, que retorna, ou mesmo supera o nível, imediatamente, após a pré-queda.

*Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, deu pistas do que o governo pode fazer para ajudar na “aterrissagem” após o fim do auxílio emergencial, que já injetou R$ 293,8 bilhões na economia. Entre as medidas, estaria a antecipação do 13º para aposentados e pensionistas do INSS e do pagamento do abono salarial (uma espécie de 14º salário a trabalhadores que ganham até dois mínimos). “Se for necessário” arrematou Guedes.

*O “Galo” tem inquestionavelmente um grande torcedor no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Durante a última sessão da 6ª turma do STJ, decorando o cenário em que o ministro Sebastião Reis Jr, atleticano de carteirinha, apareceu podia se ver uma camisa, bandeira e até uma estátua do mascote do seu time de coração. Como vestia a toga, não dava para ver se o ministro usava uma camisa do clube. Mas, com certeza, ele deve ter uma coleção delas.

*A história da mineira “Pão de Queijo” é tema do episódio 69 do podcast “Do Zero ao Topo”, que traz a cada semana um empresário de destaque para contar a sua história e a da empresa. Com fez Helder Mendonça, CEO da Forno de Minas, que compartilhou os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio de sucesso, presente em mais de 90% dos principais supermercados de todo o país. Entre muitas revelações., Helder contou que ele, sua irmã Hélida e a mãe, d. Dalva Mendonça resolveram vender pães de queijo depois que o confisco da poupança do Plano Collor quebrou os negócios que tinham — uma imobiliária e uma concessionária de carros. Hoje, a empresa comercializa 1.500 toneladas de produtos no exterior a cada ano, sendo 97% deste total representado pelo pão de queijo.

*Um em cada três brasileiros pretende consumir menos bens e serviços em 2021. Esta é uma das conclusões da pesquisa “Retratos da Sociedade Brasileira”, realizada pela Confederação Nacional do Comércio para avaliar os efeitos econômicos, entre a população, da Covid-19. Os dados mostram que 35% dos entrevistados planejam consumir menos no próximo ano, na comparação com o verificado antes da pandemia. Outros 41% declararam que vão consumir da mesma forma. O principal motivo para justificar o desejo de consumir menos em 2021 é que, durante a pandemia, os brasileiros conseguiram economizar e, agora, esperam continuar fazendo isso.

*O juiz Renato Zupo lança nesta quarta-feira o livro “Simplifica Direito – O direito sem as partes chatas”, em noite de autógrafos na Livraria Nobel, na cidade de Araxá. O evento será realizado de 18h às 21h.

*A Câmara dos Deputados promove nesta quinta-feira (17), às 18 horas, mais uma edição do “Encontro com o Autor”, que na ocasião vai celebrar o centenário de nascimento da escritora Clarice Lispector. O evento contará com a presença da professora Nádia Gotlib, biógrafa e estudiosa da obra de Clarice. O bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube e pela página do Centro Cultural da Câmara no Facebook.

*A Fundação Clóvis Salgado e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foram indicadas para o Grande Prêmio Concerto 2020, na categoria “Reivenção da Pandemia”, promovido pela Revista Concerto. A Fundação Clóvis Salgado concorre pela Temporada de Ópera On-line. O Prêmio tem votação da crítica especializada e também do Juri Popular. A votação do público ficará aberta até a próxima sexta-feira (18). Para votar, basta acessar o site da Revista Concerto.

*O Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas,com o apoio do Laboratório Anticorrupção da Purpose, lançou a campanha Caixa Preta de Natal, que reivindica mais transparência do Ministério da Saúde (MS) sobre a pandemia de covid-19 no Brasil. Além de cards que já começam a circular nas redes sociais, a ação envolverá o engajamento de vários influenciadores digitais e convoca para um tuitaço com a hashtag #FalaPazuello, nesta quinta-feira (17), das 13 às 14h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *