Logo
Blog do PCO

Jogo Aberto

* A assessoria de Comunicação da vice-presidência divulgou nota neste domingo (6), em que descarta qualquer movimento de conspiração do vice Michel Temer (foto) contra a presidente Dilma Rousseff. A nota é uma resposta às reportagens e análises publicadas pela imprensa neste final de semana que colocam Temer numa situação de desconforto no governo. “Trabalha e trabalhará junto à presidente Dilma Rousseff para que o Brasil chegue em 2018 melhor do que está hoje. Todos seus atos e pronunciamentos são nessa direção. Defende que todos devem se unir para superar a crise. Advoga que a divisão e a intriga são hoje grandes adversários do Brasil e agravam a crise política e econômica que enfrentamos”.

 

* O Papa Francisco apelou a todas as comunidades católicas da Europa para acolherem uma família de refugiados. Ele informou que as primeiras a dar o exemplo serão as duas paróquias do Vaticano. Ao pedir um “gesto concreto” de preparação para o Jubileu, que começa em dezembro, o papa apelou a todas as paróquias, comunidades religiosas, todos os mosteiros e santuários para que acolham uma família de migrantes. “Perante a tragédia de dezenas de milhares de refugiados que fogem da morte, vítimas da guerra e da fome, o Evangelho chama-nos e pede para estarmos mais próximos dos mais fracos e abandonados, dando-lhes esperança”, disse o Papa Francisco na oração Angelus, perante milhares de fiéis na Praça de São Pedro.

 

* Considerado um problema para o sistema de saúde do ponto de vista financeiro, o número de pessoas que morrem em hospitais no Brasil foi discutido na conferência de geriatria, que terminou ontem, no Rio de Janeiro, promovida pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Com o envelhecimento da população, o alto número de mortes de brasileiros em hospitais tende a aumentar ainda mais, destacou o presidente da entidade, João Bastos. “No Brasil, 72% das mortes hoje no país são causadas por doenças crônicas não transmissíveis, como doenças cardiovasculares e respiratórias, sendo que a população idosa é a mais acometida por doenças crônicas. “O especialista lamentou a carência de serviços de cuidados paliativos prestados em ambiente familiar no Brasil. Cuidados Paliativos foram definidos pela Organização Mundial de Saúde como abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida. Ele explicou que, no sistema de saúde suplementar, os chamados serviços de home care existem para poucos com planos de saúde. “Precisamos avançar na capacitação de profissionais em atenção domiciliar e em cuidados paliativos, além de profissionais que entendam da população idosa. Hoje somos 1.160 geriatras para 28 milhões de idosos”. Uma média de um geriatra para cada 20 mil idosos, conforme dados recentes do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *