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Procons realizaram quase 2,5 mil atendimentos em 2014

Os Procons realizaram 2.490.769 atendimentos a consumidores em 2014, segundo dados divulgados pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. Deste montante, 62,7% foram reclamações e denúncias e 37,3% representaram consultas e orientações prestadas. Os dados integram o Boletim Sindec 2014 e reúnem informações sobre as demandas dos consumidores apresentadas aos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O boletim traz aindauma breve análise sobre os assuntos mais demandados em âmbito nacional e estadual e o ranking com as empresas mais demandas em cada estado. As mulheres representam a maioria (54,5%) das pessoas que procuraram os Procons para registrar suas demandas de consumo em 2014, e a faixa etária preponderante é a que contempla a idade entre 21 e 50 anos. Os assuntos mais demandados foram a telefonia fixa (9,8%), a telefonia celular (9,5%), os bancos comerciais (7%), os cartões de crédito (6,5%) e as TVs por assinatura (5,8%). Já os principais problemas foram com cobrança (35,6%), com ofertas (17,7%), com Vício ou Má Qualidade de Produto ou Serviço (15,6%) e com contrato (11,7%). Em 2014, mais de 800 mil notificações foram enviadas pelos Procons, por meio das quais se obteve, em média, 76,7% de resolução por parte dos fornecedores.

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