TOPO #01 - BIOCOR
TOP PEQUENO #02 - VIVER BRASIL
Página inicial - Blog do PCO Paulo César Oliveira

Jogo Aberto


*Os parlamentares presentes nessa terça-feira, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, pediram vista coletiva para o relatório sobre duas emendas ao Projeto de Lei Complementar (PLP)que trata da autonomia do Banco Central. A vista coletiva foi concedida, o que adiou a votação. As emendas foram apresentadas pelos senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Nos dois casos, a intenção é estabelecer um mandato duplo para o Banco Central: controle da inflação e crescimento da economia. Na abertura dos trabalhos da CAE, o senador Telmário Mota (PROS-RR) emitiu parecer contrário às duas emendas. Em sua argumentação, Mota afirmou que “a literatura e a experiência internacional demonstram que a melhor maneira de qualquer BC contribuir para o crescimento econômico e o emprego é manter a inflação baixa, estável e previsível”. Apesar de haver quórum para votação na sessão de ontem da CAE, os senadores pediram vista do relatório, após iniciativa do senador Tasso Jereissati (foto). A expectativa é de que a questão seja recolocada em discussão na próxima terça-feira. Na semana pré Carnaval? Pode ser…

 

*A Igreja Pentecostal Brasa Viva ajuizou ação na qual pede a condenação da Netflix e do grupo humorístico Porta dos Fundos ao pagamento de indenização de R$ 1 bilhão por danos morais. As empresas são respectivamente e exibidora e a produtora do especial de Natal“Se beber, não ceie”, de dezembro de 2018.Na sátira, após uma bebedeira na última ceia, os discípulos de Jesus acordam de ressaca e percebem que perderam o messias.

.

*Teve muita gente suspirando aliviada – é claro que apenas por enquanto, pois as coisas podem mudar- com a decisão do procurador-geral da República, Augusto Aras, que recorreu ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do ministro Edson Fachin de homologar a delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. É que, segundo se comenta por aí, se a delação de Cabral vier a público, vai fazer estremecer grandes escritórios de advocacia no Brasil.

 

*Pesquisa realizada pelo Programa Think Tanks e Sociedade Civis (TTCSP) do Instituto Lauder da Universidade da Pensilvânia classificou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) como primeiro think tank governamental da América Latina em 2019. O estudo identifica institutos de pesquisas com grau de excelência em avaliações de políticas públicas.

 

*Uma dor de cabeça para milhares de brasileiros está prestes a acabar: o abrir e fechar empresas, finalmente, poderá ficar mais simples e rápido no país. É o que prevê um projeto de lei de autoria do ex-senador José Agripino aprovado nessa terça-feira, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O projeto prevê que todo o processo seja feito por meio de sistema eletrônico específico do governo. O projeto ainda estabelece o prazo máximo de 12 meses para a implementação das medidas, depois que a lei entrar em vigor. Agora, o texto será analisado na Câmara dos Deputados, caso não haja requerimento para votação no Plenário do Senado. 

 

*Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios mostra que, de 2003 a 2020, foram 35 mil decretos de calamidades e de situação de emergência reconhecidos pelo governo federal. Desses, 55%o em função de secas e 45% por causa de chuvas.

 

*O prédio sede da Cruz Vermelha Brasileira, localizado em Porto Alegre (RS), vai a leilão, e terá lance mínimo de R$ 850 mil. O valor apurado se destinará a pagar débitos cobrados em três ações na comarca de Balneário Camboriú (SC), duas delas em favor da empresa Clinilaves, especializada em lavagem e higienização de enxovais hospitalares e ambulatoriais. A Receita Federal também se habilitou numa medida cautelar de arrolamento de bens. O leilão está marcado para o dia 5 de março (quinta-feira), no Foro Central de Porto Alegre.

 

*Em janeiro deste ano quase 1,6 mil carros elétricos e/ou híbridos foram comercializados no Brasil, o que representou um crescimento de 320% em relação a janeiro do passado, quando foram vendidos 373 carros .Já em relação aos fabricantes, a Toyota registrou um crescimento de 622% (de 172 carros vendidos em 2019 para 1.242 em 2020); a Volvo cresceu 225%; BMW subiu 31%. Já a Renault, que vem colocando o seu Zoe como carro de aplicativo elétrico, registrou um crescimento de 10,5%.

Tags

Publicidade

BH AIRPORT

Comentários

comentários

Newsletter

Tags