Logo
Blog do PCO

Exatamente como esperado: Lula jurou inocência e Moro não apresentou novidades

Não foi diferente do que se imaginava. Aliás, foi exatamente como se previa. Durante as cinco horas do depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro, o que se ouviu foi negativa. E ninguém imaginava que ele faria diferente. Lula negou tudo, conhecer todos e exigiu provas. Sabia que cobrava o que não existe, um papel com recibo de propina ou até mesmo um documento passado em cartório, que o coloque como legítimo proprietário do tríplex no Guarujá, que o Ministério Público Federal garante ser dele, recebido como propina de empreiteiras. Se de um lado Mouro não tinha o documento cobrado, de outro Lula foi simplório em suas explicações sobre seu envolvimento e de sua família com a obra de reforma do imóvel que, garantiram os delatores, foram realizadas com a aprovação dos Lula da Silva. O ex-presidente chegou a afirmar que desconhecia que sua mulher, Marisa Letícia, morta em fevereiro passado, vítima de um AVC, tinha ido ao Guarujá acompanhar as obras no imóvel.  Negou tudo que lhe foi perguntado pelo juiz Sérgio Moro, procuradores e até pelos seus advogados de defesa. Como esperado. Depois foi ao palanque armado pela militância petista e pelo MST, fazer discurso e garantir que não há provas contra ele. No comício cinco mil pessoas segundo a Polícia Militar do Paraná e 50 mil segundo os organizadores. Agora o Juiz Moro vai ouvir as testemunhas e, entre junho e julho, dar sua sentença, condenando ou absolvendo o ex presidente neste processo. Há quatro outros em andamento.

 

A amizade entre Lula e Walfrido

Sempre que precisa, o ex-presidente Lula recorre ao amigo Walfrido dos Mares Guia para ajudá-lo a se deslocar pelo país no jatinho do empresário. Em dias como o de ontem, em que Lula evitou de todas as maneiras ir para Curitiba ser interrogado pelo juiz federal Sergio Moro, não foi diferente. Ele chegou a Curitiba a bordo do jatinho de seu amigo. Walfrido foi ministro do Turismo e das Relações Institucionais no governo Lula. Os dois ficaram amigos e Lula passou a frequentar a casa, o sítio do ex-ministro em Santo Antônio do Leite e agora, com frequência, o jatinho. A proximidade entre os dois é tão grande que Walfrido será testemunha de defesa e será ouvido no dia 14 de junho por videoconferência. Longe da política, Walfrido é conselheiro da Biomm Technology e da Kroton Educacional.

 

Para ministro Marco Aurélio não há motivos para prender Lula

Não seria de outra forma. Uma pergunta insistente tomava conta do país nessa quarta-feira: o presidente Lula seria preso ou não? Coube ao ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, aguçar ainda mais a curiosidade nacional ao afirmar: não há motivo para prisão ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro alegou que o processo em que o petista é réu ainda não está concluído e que é preciso “parar com essa mania de inverter a ordem natural do processo crime”. “Qual é a ordem natural? Apurar e, selada a culpa e a execução da pena, prender-se. Aí se inverte, né? O que deveria ser a exceção, a prisão provisória, preventiva, processual, passou a ser regra”, disse o ministro. Segundo Marco Aurélio Mello, há uma “celeuma” em torno do interrogatório do ex-presidente da República ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, Para o ministro, se justificaria a prisão preventiva “só se for reincidente, se tiver periculosidade, se houver ato concreto tentando embaralhar a instrução”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *