Logo
Blog do PCO

Muda Brasil

Mais de 5.000 prefeitos em todo Brasil tomaram posse ontem. Eleitores de todos os 26 Estados foram às urnas em novembro para eleger os chefes dos 5.567 municípios brasileiros. O partido que mais elegeu prefeitos em 2020 foi o MDB, com 783. As legendas que deram maiores saltos em número de filiados nas prefeituras foram DEM, PP e PSD. O Democratas –que reelegeu Rafael Greca em Curitiba, Gean Loureiro em Florianópolis e também Bruno Reis para suceder ACM Neto em Salvador– atingiu a 466 prefeituras. São 198 a mais que o total de eleitos pelo partido nas eleições municipais anteriores.

No Brasil de sempre

Nem todos os eleitos, entretanto, puderam tomar posse. Isso porque algumas candidaturas ainda estão sendo debatidas na Justiça. Algumas candidaturas chegaram a ser deferidas, mas órgãos competentes ou outros partidos entraram com recursos. Há casos também de quem foi indeferido, mas recorreu e os julgamentos ainda não aconteceram. Nesses casos, quem assumiu foi o chefe do Legislativo local, ou seja, o presidente da Câmara de Vereadores. Segundo o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), há 202 prefeitos eleitos que estão com as candidaturas sub judice. São 196 que foram deferidos com recursos, 3 cassados com recurso, 2 indeferidos com recursos, e um pendente de julgamento ainda na 1º Instância. Pelo menos cinco prefeitos morreram após saírem vitoriosos nas urnas.

Posse até na cadeia

Em tempos de pandemia, houve prefeitos e vereadores que tomaram posse ontem no leito de UTI, como Maguito Vilela, internado há dois meses em um hospital em São Paulo, vítima da covid 19. Maguito (foto) usou uma assinatura eletrônica para tomar posse como prefeito eleito de Goiânia. Em Belo Horizonte Alexandre Kalil e seu vice, Fuad Noman tomaram posse em solenidade virtual. Também de forma virtual, tomou posse, no sertão da Paraíba, o vereador de Marizópolis, Fábio Júnior Alves de Andrade (PP), conhecido como Nego Chico, em uma sala especial montada para receber reuniões por videoconferência na Colônia Penal Agrícola de Sousa, onde se encontra preso desde 18 de dezembro de 2020, acusado de participar de um assalto a um empresário. Já de forma presencial e anunciando a imunização contra a pandeia do coronavírus como sua principal meta, o mais jovem prefeito de uma capital, João Campos, tomou posse no Recife.

One thought on “Muda Brasil

  1. Parabéns pelo seu artigo e para todos os prefeitos que tomaram posse no Brasil inteiro! O nosso país só muda se a população deixar de ser muda em relação aos descalabros cometidos pela maioria dos nossos governantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *