Quem se programar para fazer as compras de Natal com antecedência ainda pode encontrar boas oportunidades neste mês. De acordo com a Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista de Belo Horizonte, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, 70,7% dos empresários farão promoções em novembro, otimizando o poder de compra do consumidor, que poderá desfrutar da combinação de preço e qualidade. “A competição acirrada, típica do comércio varejista, tem exigido uma postura estratégica na definição da política de preços e promoções. Tem sido decisiva a criatividade na conquista do consumidor, seja por meio do atendimento e do mix de produtos, ou de novos canais de comercialização como a internet, as vendas diretas e as compras coletivas”, destaca Gabriel de Andrade Ivo (foto), economista da Fecomércio MG. O mês de novembro deve seguir a tendência de aquecimento do comércio identificada pelos empresários no mês anterior. Para 46,5% dos entrevistados na pesquisa da Fecomércio MG, as vendas de outubro foram melhores que as de setembro; 35,7% identificaram igualdade entre os meses; e 17,8% consideraram que outubro apresentou queda nas vendas em relação a setembro. Os segmentos nos quais os entrevistados mais identificaram melhora no faturamento de outubro em relação a setembro foram vestuário (11,4%), calçados e artigos de viagem (4,2%) e hipermercados e supermercados (3,9%).