*Paulo Roberto Costa denunciou o líder do PT no Senado, Humberto Costa (foto), como um dos beneficiários do esquema do “petrolão”. Ele teria recebido, em dinheiro, R$ 1 milhão para sua campanha eleitoral em 2010. O petista rebateu, jurou que não recebeu nada e colocou seu sigilo bancário à disposição de quem quiser investigar. Como discurso abrir o sigilo é bom mas, na prática, não traz qualquer resultado. Como recebeu em dinheiro, dificilmente o senador teria colocado o dinheiro em sua conta bancária. Claro que o dinheiro não vai aparecer. Se tiver sido mesmo repassado.
*Procuradores da força-tarefa da Operação Lava-Jato embarcam hoje para a Suíça em busca de parte do dinheiro desviado da Petrobras. Eles pretendem trazer de volta para o Brasil US$ 23 milhões de uma conta do ex-diretor de Refino e Abastecimento Paulo Roberto Costa. O ex-diretor da Petrobras diz ter recebido o “agrado” da empreiteira Odebrecht, que nega a propina.
*Você se lembra da tradicional loja “O Grande Camiseiro”? Pois é, não existe mais. Agora virou drogaria. Mais uma referência da cidade que se vai.
*O documentário “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”, dirigido por Cavi Borges, que já passou pela França, Berlim e Luxemburgo, será exibido no 5º Festival de Cinema na China.
.
*Os mesários escalados para trabalhar durante o segundo turno das Eleições 2014 e que, por alguma razão, não compareceram, devem justificar a ausência até amanhã. De acordo com o artigo 124 do Código Eleitoral, o mesário que faltou à convocação deve apresentar uma justa causa ao juiz eleitoral no prazo de 30 dias após o pleito. Quem não apresentar a justificativa poderá pagar multa que varia de 50% a um salário mínimo. O Código Eleitoral prevê ainda que, se o mesário faltoso for servidor público ou de autarquias, a pena será de suspensão de até 15 dias.No caso do mesário que compareceu, mas abandonou os trabalhos no decurso da votação sem justa causa apresentada nos três dias seguintes, a multa será aplicada em dobro. Para justificar a ausência, o mesário faltoso deve ir a qualquer cartório eleitoral e apresentar a justificativa junto com a documentação que comprove a impossibilidade de comparecimento ou necessidade de se ausentar, para que o juiz eleitoral examine cada situação individualmente.
*Nessa época do ano, as principais universidades da Europa e dos Estados Unidos abrem inscrições para os processos seletivos de bolsas de estudo para cursos de pós-graduação. Os programas podem cobrir desde uma parte das despesas universitárias até os gastos pessoais do estudante durante a estadia no exterior. “As bolsas de estudos têm sido um grande atrativo para os brasileiros, que são bem recebidos nas universidades devido às suas qualificações acadêmicas, facilidade de entrosamento, perfil de liderança, iniciativa e criatividade”, diz Anna Laura Schmidt, coordenadora de projetos da Fundação Lemann, instituição que financia bolsas de estudos em universidade de ponta, como Harvard, Stanford e Yale, nos EUA. Informações de Veja.