Blog do PCO

De tão tradicional, panetone tem até pesquisa especial

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

Tradição de Natal, o panetone é presença certa nas ceias de fim de ano e nas prateleiras de supermercados, padarias e lojas de doces. O acréscimo desse item na cesta do consumidor movimenta o mercado e a expectativa do setor varejista é que ele tenha um peso significativo no volume de vendas. Para acompanhar as expectativas dos empresários com as vendas do produto neste ano, a área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG realizou a Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista – Vendas de Panetone em 2014, entrevistando 220 empresários de Belo Horizonte, de donos de padarias a hipermercados. Em relação ao último Natal, quase metade dos entrevistados acredita que não haverá alterações nas vendas, com 45,9% respondendo que o volume se manterá. Entre os que acham que haverá diferença entre os Natais, os otimistas ficaram na frente: 31,4% esperam um Natal melhor que 2013, contra 20% que acreditam em vendas menores de panetones. A explicação para o possível aumento é simples: 25,9% dos empresários acreditam que a época do ano é o fator principal, e 22,4% afirmaram que as vendas aumentam no Natal. Entre outras respostas espontâneas, a qualidade e novidade de produtos, preços mais acessíveis e o recebimento do 13ª salário também contribuirão. “O apelo emocional dessa data aquece as vendas de produtos típicos e o panetone está entre os itens mais demandados nessa época do ano”, afirma Caio Gonçalves, analista de economia da Fecomércio MG.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.