* O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki autorizou nessa quarta-feira (27) a quebra do sigilo telefônico do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), dentro das investigações da Operação Lava Jato. Também foram atingidos pela medida uma assessora dele, o doleiro Alberto Youssef e dois executivos afastados da Construtora Queiroz Galvão – Othon Zanoide e Ildefonso Colares, ambos réus no caso. Todos terão o sigilo quebrado entre 1º de janeiro de 2010 e 31 de dezembro de 2010. Os dados foram solicitados pela Polícia Federal no inquérito que investiga o senador Raupp (foto) por suposto envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. A PF quer saber se houve troca de ligações entre as cinco pessoas.
* O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem que a fidelidade partidária não vale para políticos eleitos por meio do sistema majoritário, como governadores, senadores, prefeitos e o presidente de República. Por unanimidade, os ministros entenderam que somente deputados e vereadores, eleitos pelo sistema proporcional, devem perder os mandatos se mudarem de partido sem justa causa. Marta Suplicy fica com seu mandato e o PT com um senador a menos.
* Os juízes mineiros Thiago Colgnago Cabral, da comarca de Governador Valadares, e Christyano Lucas Generoso, da comarca de Belo Horizonte, integram a comissão da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que irá tratar do Projeto de Lei 236/2012, que altera o Código Penal, em tramitação no Senado Federal.
* Será no próximo dia 1º. de junho (segunda-feira), às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil- CCBB-BH, a abertura da maior mostra de cinema independente do Brasil – Mostra do Filme Livre e que acontece pela primeira vez na capital mineira. O paraibano Dellani Lima, radicado em Belo Horizonte, abre a MFL com seu mais recente filme “O tempo não existe no lugar em que estamos”, que conquistou o Prêmio Júri Jovem (Mostra Transições) na 18. Mostra de Cinema de Tiradentes. A programação gratuita da mostra vai de 03 a 22 de junho com a exibição de mais de 200 filmes.
* Apoiado pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), por meio da Lei Rouanet, o grupo mineiro A Canção das Iluminuras se apresenta no dia 31 de maio (domingo), às 11 horas, no Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O grupo apresentará o programa “O Outono da Idade Média”.