* A defesa do ex-presidente Lula da Silva (foto) entrou ontem (17) com pedido no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para suspender o inquérito aberto pelo Ministério Público Federal (MPF) para investigá-lo por tráfico de influência. Segundo o processo de investigação aberto pelo procurador Valtan Timbó Mendes Furtado, da Procuradoria da República no Distrito Federal, na quinta-feira (16), o objetivo é averiguar suposto tráfico de influência internacional do ex-presidente Lula para favorecer a Construtora Odebrecht, uma das empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. Os advogados do ex-presidente argumentam que Valtan Furtado teria interferido em apuração conduzida pela procuradora Mirella Aguiar, que está de férias. Ainda de acordo com o pedido de suspensão, é falso o argumento usado pelo procurador para pedir a instauração do processo: a iminência de esgotamento do prazo de tramitação. Parece que Lula se assustou com a investigação.
* O magistrado José Augusto Lourenço dos Santos tomou posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e passa a integrar a 12ª Câmara Cível do Tribunal. Lourenço dos Santos nasceu em Portugal, mudou-se com a família para Angola em 1961, onde foi oficial do exército português, e chegou ao Brasil em 1975, sendo naturalizado em 1982. No serviço público brasileiro, foi Promotor de Justiça e ingressou na magistratura em 1988.
* Em dificuldades já há algum tempo, a rede de lojas Espaço Fashion, com 17 filiais no país, só pagou, este mês, 35% dos salários de seus funcionários. Por causa da crise, a rede está em promoção para compras em dinheiro. Assim, a grana viva que entra é usada para pagar o pessoal.
* O comércio não anda nada bom nos shoppings da capital. Por outro lado, lojas de rua como no Barro Preto, no Centro e na Savassi estão movimentadas. Talvez seja pelas liquidações que estão acontecendo, na esperança de movimentar o setor. E por falar nessas, o BH Shopping começou com sua liquidação: a do Lápis Vermelho.
* Quem comemorou aniversário ontem foi Irene Maria Fernandez Silva Tourinho, professora na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiânia. Com vários artigos publicados e participações em vários congressos internacionais é respeitada e consultada na área de artes visuais.