* O advogado do senador Fernando Collor (PTB-AL), Fernando Neves (foto), entregou ontem (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a defesa do parlamentar na denúncia de corrupção no âmbito da Operação Lava Jato. Collor teve 30 dias para apresentar sua defesa e o prazo expirava hoje. Neves disse que pediu a rejeição da denúncia contra o senador e ex-presidente da República, mas não adiantou qualquer outro detalhe da defesa, uma vez que o processo corre em segredo de Justiça. Em agosto, Collor foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção em um dos inquéritos da Operação Lava Jato. As investigações indicam que o parlamentar recebeu cerca de R$ 26 milhões de propina em contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Collor também foi alvo da Operação Politeia, fase da Lava Jato, que apreendeu três carros de luxo na Casa da Dinda, residência particular do ex-presidente da República. Na ocasião, a PF recolheu uma Lamborghini, uma Ferrari e um Porsche.
* A procuradora da República e presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos da Secretaria de Direitos Humanos, Eugênia Gonzaga, defendeu ontem (25) que o Supremo Tribunal Federal (STF) faça a revisão da Lei de Anistia para que agentes do Estado sejam responsabilizados pelos crimes e violações de direitos humanos, cometidos durante a ditadura militar. “Nenhuma das ações de responsabilização foi para frente por causa da interpretação que ainda existe no país sobre a validade da lei para agentes da ditadura, isso a despeito da decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O Brasil vem insistindo em descumprir essa decisão da corte”, disse ela.
* Cerca de R$ 3 mil é quanto custará o livro com fotografias dos melhores momentos da uber model Gisele Bundchen, em comemoração aos seus 20 anos de carreira. A publicação é uma obra exclusiva e a tiragem será de apenas mil cópias. Segundo a editora Taschen, o livro será lançado nas próximas semanas.
* Jozias Benedicto de Moraes Neto e Marcus Vinícius Teixeira Quiroga Pereira venceram as categorias Ficção (conto) e Poesia, respectivamente, do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura. Já o vencedor na categoria Jovem Escritor Mineiro, Estevão Luís Bertoni Araújo e Silva, será contemplado com incentivo para pesquisa e elaboração de um livro. Fábio Lucas Gomes foi o homenageado na categoria Conjunto da Obra.