Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nessa segunda-feira, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de mais dois inquéritos na Operação Lava Jato para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) – presidente do Senado – Delcídio do Amaral (PT-MS), e Jader Barbalho (PMDB-PA). Em outro pedido, o chefe do Ministério Público quer investigar Renan (foto), Jader e o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE). Nas duas solicitações de abertura de inquérito, as suspeitas são de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Os pedidos estão em segredo de Justiça e se baseiam em petições ocultas – procedimentos adotados no Supremo para manter em sigilo as delações premiadas.

 

*O banqueiro André Esteves, preso na Operação Lava Jato, renunciou aos cargos de diretor-presidente e de presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual e da BTG Pactual Participation. De acordo com comunicado ao mercado, Persio Arida, que estava interinamente no cargo de presidente, assume a presidência do Conselho de Administração das instituições.

 

*No mercado comenta-se que André Esteves não teve outro caminho senão renunciar a presidência do Banco BTG/Pactual já que os investidores estrangeiros estavam incomodados com a notícia de sua prisão. Em paralelo, há quem garanta que o BTG/Pactual não tem outro situaçao senão vender o banco e um dos nomes que vem a tona é do Itaú. Pérsio Arida,  já dizia que o BTG/Pactual tem mesmo que ser vendido; queiram ou não seus acionistas. Os 45 milhões que André Esteves passou a Eduardo Cunha – o grande cara de pau deste país  – acabaram de sujar o agora ex-banqueiro.

 

*A Petrobras informou ontem a renúncia do presidente de seu Conselho de Administração , Murilo Pinto de Oliveira Ferreira, que estava de licença do colegiado desde 14 de setembro de 2015, quando o conselheiro Luiz Nélson Guedes de Carvalho passou a ocupar a presidência em exercício. De acordo com a Petrobras, Luiz Nélson continuará na presidência em exercício do conselho pelo menos até a próxima reunião ordinária do colegiado, que analisará a questão.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.