Blog do PCO

BNDES critica BACEN

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

A Área de Pesquisa Econômica do BNDES, em sua última análise denominada “Projeções APE, fez críticas diretas ao Banco Central, presidido por Alexandre Tombini (foto). “Não acreditamos que o BCB (Banco Central do Brasil) deveria elevar a taxa Selic nas próximas reuniões. Primeiro, porque o hiato do produto, hoje negativo, deverá se tornar ainda mais negativo em 2016. Subir juros nesta situação pode trazer mais custos do que benefícios, dada a elevada inércia inflacionária na economia brasileira. Além disso, novos apertos monetários tendem a se mostrar pouco eficazes no combate à inflação”, diz o documento.

 

Mais notícia ruim

Logo no início do texto do “Relatório APE” do BNDES, os técnicos do banco rebaixam as previsões para o resultado do PIB. Em 2015, de queda de 3,1% para recuo de 3,38%. Para 2016, a previsão de retração passa de 2,3% para 2,8%. Mesmo assim, os números são melhores que o do mercado, que aposta em um recuo maior da economia, de 2,95% neste ano.

 

Será que tem mesmo?  

“O Banco Central tem toda autonomia para administrar a política monetária, especificamente a taxa de juros, na maneira adequada para controlar a inflação. Sobre isso eu não tenho nenhum comentário a fazer”, afirmou o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. ao ser perguntado sobre uma eventual alta na Selic para contenção da inflação em meio ao cenário de retração econômica. Diante de tanto fogo amigo na estrutura influenciada pelo Ministro da Fazenda, creio que nem ele mesmo acredita no que tenta transmitir em sua fala oficial.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.