Blog do PCO

Crise será superada, mas é preciso pensar a longo prazo também

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

O trabalho de estados e municípios para manterem os serviços essenciais e a administração não tem sido uma tarefa fácil. Orçamentos tiveram que ser ajustados e as projeções para 2016 não são animadoras. Ninguém tem dúvidas das dificuldades enfrentadas, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do governo de Minas, Altamir Rôso (foto), mas, para ele, é preciso trabalhar com uma visão de médio e longo prazo para buscar as melhores alternativas de desenvolvimento para o estado. “Se tivermos uma visão imediatista realmente é difícil. 2016 será um ano difícil como todos nós sabemos. O Banco Central divulgou o índice de crescimento em 4,08, extremamente baixo e indica que 2016 será um ano super difícil”. Por outro lado, Roso acredita que o país tem condições de superar rapidamente a crise, resolvendo a questão política. “Nós vamos sair dessa crise, nós temos condições de sair dessa crise, temos um mercado forte, economia forte”.

 

Otimismo para espantar a crise

Para Altamir Rôso, vários empresários tem a visão de que investindo agora, se estruturando mesmo em um cenário difícil, no futuro eles terão condições de usufruir de um cenário diferente, um futuro mais promissor. “É nisso que nós acreditamos”. Um dos maiores problemas para atrair novos investidores é a insegurança na economia. Mas Rôso acredita que esse entrave está próximo de uma solução. “Existe uma insegurança muito grande, mas entendemos que essa insegurança vai passar assim que houver uma solução de alguns problemas políticos.  Assim que tivermos um momento político mais tranquilo, as ações econômicas virão consequentemente. A gente acredita nisto, que o país começa a tomar um rumo, a caminhar”.

 

Insegurança

Os aliados da presidente Dilma Rousseff acreditam que ela está conseguindo reverter a situação na Câmara Federal e formando uma base que garanta a votação de projetos de interesse do governo, além de enterrar as possibilidades de um impeachment. E é nessa reversão da situação que Altamir Rôso acredita. Para ele, a presidente está conseguiu encontrar o caminho para sair da crise e mesmo que as respostas para pôr fim à crise sejam lentas, as ações para mostrar ao mercado que a situação está se revertendo tem que ter um início. “Temos que ser otimistas. Acredito que a presidente Dilma está conseguindo sair da crise. Um país com 200 milhões de consumidores é um grande atrativo para qualquer empresa, e esse fato é real. Se tivermos segurança, os investimentos virão”.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.