Blog do PCO

Moro explica

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

“A pedido do Ministério Público Federal, este juiz autorizou a realização de buscas e apreensões e condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prestar depoimento. Como consignado na decisão, essas medidas investigatórias visam apenas o esclarecimento da verdade e não significam antecipação de culpa do ex-presidente. Cuidados foram tomados para preservar, durante a diligência, a imagem do ex-presidente. Lamenta-se que as diligências tenham levado a pontuais confrontos em manifestação políticas inflamadas, com agressões a inocentes, exatamente o que se pretendia evitar”. A nota assinada pelo juiz Sérgio Moro (foto), divulgada ontem, foi um dos desdobramentos da Operação Alethea, a 24ª etapa da Lava Jato que teve o ex-presidente Lula como principal alvo. Com ela o juiz procurou acabar com a politização da operação, deixando claro que a ordem de condução coercitiva foi exatamente para preservar o ex-presidente. Mas o objetivo não foi atingido. Durante todo o dia de ontem houve manifestações contra e a favor da operação e armou-se uma verdadeira romaria ao apartamento de Lula em São Bernardo do Campo. Até a presidente Dilma foi ao apartamento para manifestar apoio ao seu antecessor que, antes da chegada dela, fez questão de descer à rua e abraçar manifestantes que passaram todo o dia debaixo de sua janela. Para hoje espera-se novas manifestações e novas visitas a Lula. Alguns políticos especulam com a possibilidade de liberação de novas revelações sobre a Lava Jato, envolvendo o ex-presidente, tão logo o Supremo Tribunal homologue outras delações já assinadas, além da feita pelo senador Delcídio Amaral e que tem 400 páginas. A semana será politicamente agitada.

 

Vigília em São Paulo

Militantes petistas e sindicalistas ligados à CUT fizeram uma vigília em frente ao prédio onde mora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo. Os manifestantes estavam vestidos de vermelho e levavam faixas e cartazes em apoio a Lula. Já o Instituto Lula apareceu pichado. A porta da garagem do Instituto, que fica no bairro do Ipiranga, em São Paulo, amanheceu ontem com mensagens contra o ex-presidente dizendo “Lulaladrão, “basta de corrupção” e “ sua hora chegou corrupto”.

 

Manifestação contra o ex-presidente Lula

Pelo menos 30 carros participaram de uma carreata com buzinaço, ontem, em protesto contra o ex-presidente Lula e a favor do impeachment da presidente Dilma. A carreata saiu da Praça do Papa e percorreu várias ruas da cidade, passando pela Praça da Liberdade, para onde está marcada uma grande manifestação na próxima semana. Antes, os manifestantes se concentraram na Praça do Papa carregando mini pixulecos, o boneco inflável do ex-presidente Lula. Na noite de sexta-feira, vários motoristas participaram de um buzinaço, em apoio a operação Lava Jato e ao juiz federal Sérgio Moro.

 

Hélio Bicudo acredita que processo de impeachment da presidente Dilma deve caminhar mais rápido

O jurista Hélio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, não considera que houve exageros nem excesso da Polícia Federal na condução coercitiva do ex-presidente Lula. Para o jurista, os homens públicos têm que se dispor a colaborar ainda mais do que um cidadão comum. Hélio Bicudo disse que se a delação do senador Delcídio do Amaral for confirmada oficialmente, ela será anexada ao documento de impeachment, que foi entregue na Câmara dos Deputados. “Isso deve fortalecer o impeachment, tanto do ponto de vista jurídico quanto do apoio popular", acredita, mas reclama do processo estar parado na Câmara, e crê que o processo deve caminhar com maior velocidade a partir de agora.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.