Blog do PCO

Queixas a atuação de Moro

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

O Conselho Nacional de Justiça recebeu duas reclamações contra o Juiz Sérgio Moro (foto), ontem. Uma delas é uma reclamação para apuração de infração disciplinar movida pelo Sindicato dos Advogados do Estado da Paraíba, assinada pelo advogado Jocélio Jairo Vieira. A outra, também para apurar infração disciplinar, é movida por Antônio Nery da Silva Júnior, representado pelo advogado Vinicius Cesar Santos de Moraes. As ações foram protocoladas após a divulgação das conversas telefônicas do ex-presidente Lula, incluindo a que teve com a presidente Dilma Rousseff.

 

Juízes e servidores fazem protesto em favor de Sérgio Moro

O juiz federal Sérgio Moro recebeu, ontem, várias manifestações de seus colegas de toga em apoio ao trabalho desempenhado por ele na Lava Jato. Em Belo Horizonte, um grupo de aproximadamente 100 pessoas, entre juízes e servidores da Justiça Federal, fizeram um ato em frente a sede da Justiça Federal, na avenida Álvares Cabral. O presidente da Associação dos Juízes Federais de Minas Gerais, Ricardo Machado Rabelo, disse que a manifestação foi para mostrar unidade e para que eles pudessem se manifestar em relação ao que vem acontecendo no país. “Jamais aceitaremos qualquer retrocesso, ainda mais por intimidações para atender a determinadas situações especiais”, avisou ao discursar para os colegas.

 

Amagis repudia ataques ao Judiciário e Magistratura

Em nota assinada por seu presidente, desembargador Maurício Soares, a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) manifestou seu repúdio aos recentes ataques à independência do Judiciário e da Magistratura. Condena igualmente as tentativas de ingerência política na condução dos processos judiciais. “Em quaisquer situações, e sejam quais forem os investigados, as instituições estão acima das questões e disputas políticas episódicas e devem ser preservadas como conquistas e valores democráticos permanentes”. A nota encerra afirmando que “atacar o Judiciário e seus Magistrados é, da primeira à última instância, agredir o Estado Democrático de Direito”.

 

Mais manifestações

Manifestantes voltaram a ocupar a Praça da Liberdade ontem, em protesto em favor do impeachment da presidente Dilma e contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A estimativa é de que dez mil pessoas participaram do ato na região da Savassi. O protesto aconteceu em vários pontos da cidade e foram acompanhadas por panelaços e buzinaços. Em várias cidades do interior do estado a população também foi para as ruas protestar conta o governo. Os protestos continuam a acontecer em todo o país. Desde o último domingo, 13, que a população tem invadido as ruas em resposta as movimentações políticas.

Centrais sindicais e militantes petistas saem em defesa de Lula e Dilma

O PT, as Centrais Sindicais e os Movimentos Sociais estão organizando manifestações hoje em várias cidades brasileiras, em defesa do governo Dilma Rosseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alvo das investigações da Operação Lava Jato. Alguns panfletos apócrifos convocando para a manifestação falam que vão acabar com o Minha Casa, Minha Vida e destruir Lula e Dilma. Em Belo Horizonte, a concentração vai começar às 16h na Praça Afonso Arinos, com saída às 18h, em caminhada até a Praça da Estação. A expectativa é a de que cheguem caravanas do interior do estado e que militantes, simpatizantes e apoiadores do PT participem da manifestação.

 

Punição à Mauro Lopes será definida hoje no PMDB

A vontade do agora secretário Nacional de Aviação, Mauro Lopes, de fazer parte do governo Dilma, pode lhe custar a expulsão do PMDB. Vários diretórios estaduais já assinaram o pedido de exclusão do parlamentar do partido. O assunto será discutido hoje, no Conselho de Ética. A decisão da presidente Dilma em manter o convite para Mauro Lopes assumir o cargo foi considerada uma afronta pelos peemedebistas. Na posse, que aconteceu na mesma cerimônia em que o ex-presidente Lula assumiu a Casa Civil, apenas o deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG) foi prestigiar colega de bancada. Mauro Lopes, por sua vez, parece indiferente às ameaças do partido e disse que contará com a sua habilidade para resolver o conflito.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.