*O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse ontem que a Operação Lava Jato não “salvará o Brasil” da corrupção sem participação popular. Janot participou no início da noite da abertura de um seminário sobre grandes casos de corrupção julgados no país e na Itália. No discurso de abertura, o procurador disse que a Lava Jato é a “maior e mais profunda” investigação de combate à corrupção da história do país. No entanto, segundo o procurador, o fim dos desvios de dinheiro público não depende somente dos procuradores e dos juízes. “Não chegaremos ao fim dessa jornada pelos caminhos do Ministério Público ou do Judiciário. Esses são peças coadjuvantes no processo de transformação e de aprofundamento dos valores republicanos. A Lava Jato, por si só, não salvará o Brasil, nem promoverá a evolução do nosso processo civilizatório”, disse Janot (foto).
*O Instituto Mário Pena aproveita as comemorações dos seus 45 anos, hoje, para apresentar os resultados e investimentos realizados em 2015. A instituição filantrópica de saúde, prioriza o atendimento aos pacientes do SUS e trata de 70% dos novos casos de câncer da Região Metropolitana de Belo Horizonte e mais de 20% do total do estado. Os resultados serão apresentados às 9h, no Café Frau Bondam, na Casa Fiat de Cultura.
*O baiano Cláudio Sant´anna é o novo chefe da Gabinete da Câmara dos Deputados. Sant`anna é funcionário concurso da Câmara e é filho do ex-deputado e ex-ministro da Educação Carlos Sant`anna.
*O presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais, Sinapro-MG, André Lacerda, foi um dos homenageados com o troféu Tancredo Neves. O tradicional evento do Jornal Edição do Brasil, promovido pelo jornalista Eujácio Silva, aconteceu ontem, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.
*Com a popularidade nas alturas depois do seu “sim” a favor da cassação do deputado Eduardo Cunha, a deputada federal Tia Eron se fechou. Não dá declarações e nem fala nada sobre seu futuro político. Ao dar seu voto decisivo para a cassação de Cunha, a deputada declarou: “ A minha consciência, é nela que moram os valores, é nela que reside a verdade”, afirmou. “Eu não sou estrela, sou dada ao trabalho, (…) mas quero recomendar à imprensa a leitura de Umberto Eco e Darcy Ribeiro quando falam da desconstrução do óbvio.”
*Foi destaque à parte na Megaleite 2016 a participação da miniusina Via Láctea, coordenada pela Epamig Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT). Para demonstrar como é o processo de beneficiamento do leite, os equipamentos da miniusina Via Láctea foram instalados em um estande de vidro, através do qual os visitantes puderam acompanhar o passo a passo de todo o processo de produção de laticínios, em pequena escala, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto.