*O presidente do Sindicato das Indústrias de Café de Minas Gerais (Sindicafé-MG), Ricardo de Sousa Silveira (foto), é o novo presidente eleito do Conselho de Administração da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café para o triênio 2016-2018. Sua eleição aconteceu durante reunião realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
*Os amigos e admiradores do ex-governador Rondon Pacheco comemoram. Rondon recebeu alta e deixou a Unidade Hospitalar do UMC – Uberlândia Medical Center. O ex-governador, que permaneceu internado 18 dias na unidade hospitalar, proveniente de um hospital do Rio de Janeiro, ficará em recuperação em casa, junto a seus familiares.
*Chega às livrarias, pela BEI Editora, a nova edição de O triunfo da cidade, de Edward Glaeser, um dos maiores especialistas em economia urbana da atualidade. No livro, o professor da Universidade de Harvard analisa a importância das zonas urbanas para o desenvolvimento econômico e social das nações. Desde o seu lançamento nos Estados Unidos, em 2011, o livro tem sido considerado o mais completo e atualizado estudo sobre o assunto. Revisada e atualizada por um prefácio do próprio autor, a obra apresenta um amplo panorama das cidades antigas e contemporâneas, revelando como o contato próximo entre as pessoas nas áreas urbanas desperta as melhores características do ser humano.
*Na próxima terça-feira (5) acontece o seminário “Desafio das Instituições Culturais e dos Museus no Brasil”, no Sesc Palladium, dentro da programação da exposição “Arte e Política no Acervo do MAP”, apresentada pela Fundação Municipal de Cultura por meio do Museu de Arte da Pampulha. Participam do seminário, que é aberto ao público, Frederico Morais, crítico de arte; Renata Marquez, arquiteta e professora da UFMG; Agnaldo Farias, arquiteto e professor da USP; e Marconi Drummond, artista visual e designer. A mediação será de Luciana Féres, arquiteta e diretora do Conjunto Moderno da Pampulha; e Marilia Andrés Ribeiro, historiadora da arte e pesquisadora da UFMG. A exposição “Arte e Política no Acervo do MAP” segue aberta para visitações gratuitas até 31 de julho, no Sesc Palladium, com recorte de obras do Museu de Arte da Pampulha.
*O Instituto Vírus do Bem, um projeto voluntário fundado por Khacyos Resende, que visa a valorização e o empoderamento de diversas pessoas assistidas por mais de 50 instituições, promove mais uma edição da boutique Ecoarte – Arte e Ecotransformados. A ação acontece no dia 9 de julho, no BH Boutique Hostel, e reunirá diversos artesões e artistas que recebem doações – retalhos, resíduos, material reciclado, embalagens e utensílios – e os transformam em objetos de decoração, arte e acessórios para o lar. O evento contará também com a participação das cantoras Janne Paula e Isis Balbino, do ator e contador Pablo Simões, Renata Miranda Cia de Dança e Minas de Sinhá Grupo Cultural.
*Foram prorrogadas para até o dia 10 de julho (domingo) as inscrições para a 15º edição do Prêmio Escola Voluntária. Projetos desenvolvidos por alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio podem ser inscritos no site http://www.escolavoluntaria.com.br. Podem se inscrever instituições de ensino dos seguintes estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. O Prêmio Escola Voluntária é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e da Rádio Bandeirantes.