A resposta de autoridades e especialistas à pergunta “Como destravar os gargalos da infraestrutura brasileira?”, tema do 4º FÓRUM DE INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA, foi simples e direta: privatizações e concessões. O assunto dominou o evento promovido pelo LIDE, ontem, no Hotel Hilton, em São Paulo. O secretário de Articulação de Investimentos de Parceria do Governo Federal (PPI), Marcelo Allain, falou que o objetivo da gestão Temer, com o novo pacote de estímulo à infraestrutura, é atrair a iniciativa privada para projetos que se sustentem por seu fluxo de caixa, sem dependência de subsídio governamental. São 20 pessoas atuando ativamente para agilizar processos, superar entraves e corrigir as falhas nas concessões existentes. Houve queda na demanda e dificuldades para que o BNDES liberasse novos financiamentos devido a instabilidade econômica e questões ligadas à Lava Jato.
Propostas maduras
Para a diretora de Infraestrutura do BNDES, Marilene Ramos (foto), a infraestrutura é prioridade para o BNDES. Ela disse aos empresários que participaram do Fórum, que em 2015, dos R$ 130 bilhões desembolsados, 40% foram para projetos desse segmento. O governo quer trabalhar junto com o governo federal e parceiros para levar a experiência das últimas concessões, e assim, prosseguir com os financiamentos para o setor. O foco é atrair propostas maduras, sérias, com projetos mais realistas e sustentáveis. Roberto Giannetti, vice-chairman do LIDE e coordenador do Fórum, lembra que o Brasil tem mais de 12 milhões de desempregados e entrou na espiral recessiva, que se retroalimenta com menos consumo, menos emprego e salário. Uma das formas de resgatar esse crescimento é justamente por meio de investimentos em infraestrutura.