*Após se reunir ontem com integrantes da Procuradoria-Geral da República (PGR), da força-tarefa da Operação Lava Jato, o relator do Projeto de Lei que trata das Dez Medidas de Combate à Corrupção, deputado Onix Lorenzoni, aceitou alterar pontos do texto que os integrantes do Ministério Público consideraram “sensíveis”. Entre as mudanças, está a retirada da medida que trata de crime de responsabilidade para juízes e integrantes do Ministério Público. “Muitos ajustes foram feitos e que eram necessários de serem feitos. Nós afastamos toda e qualquer remota referência à tentativa de haver qualquer tipo de constrangimento ou de processamento às investigações no Brasil”, disse Lorenzoni (foto) após a reunião.
*O depoimento da jornalista Cláudia Cruz ao juiz Sérgio Moro ficou para quinta-feira. Inicialmente marcado para amanhã, o depoimento da mulher do ex presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, foi adiado para quinta. Cláudia será ouvida sobre contas bancárias na Suiça em seu nome.
*Até o final deste ano, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vai nomear 23 novos juízes para atuar nas comarcas de todo o estado. Os magistrados foram aprovados no último concurso para ingresso na magistratura, que teve o resultado final publicado em abril de 2015. O ato de nomeação dos novos juízes deve ser publicado no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) a partir de 15 de dezembro. Já a posse está prevista para ocorrer em 13 de janeiro de 2017.
*Começa nesta quarta-feira e vai até sábado, no Minas Shopping, o Super Feirão Limpa Nome, promovido pelo SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian. Voltado ao cidadão o Feirão é a oportunidade para os consumidores de Belo Horizonte e região renegociarem suas dívidas atrasadas com condições e descontos especiais, diretamente com as empresas credoras. Segundo estudo da Serasa Experian, em agosto deste ano, cerca de 890 mil pessoas de BH estavam com dívidas atrasadas, o que representa quase metade (49,0%) da população adulta, percentual acima da média nacional (40%). Em Minas Gerais, eram 5,5 milhões de inadimplentes, ou seja, 35,4% das pessoas com mais de 18 anos.
*Os projetos Democracia Participativa (Prodep) e República, ambos coordenados por professores da UFMG, e o BDMG Cultural estão lançando o projeto Pensando a democracia, a república e o Estado de Direito no Brasil. A atividade inaugural com a participação de Leonardo Avritzer, da historiadora Heloísa Starling e do presidente do BDMG, Marco Crocco, todos professores da UFMG, será nesta quarta-feira, às 9h, no Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade. A série reunirá intelectuais de universidades e centros de pesquisa de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Brasília, para discutir o momento político e interpretar o processo de construção democrática no país.
*A estilista Danielle Benício recebe no próximo dia 07 de dezembro, em seu atelier em Belo Horizonte, um grupo seleto de parceiros do segmento wedding para a realização da 4ª edição da Mostra DB. O evento encerra a programação do ano, além de apresentar modelos exclusivos para as noivas, a nova coleção de vestidos prontos, a linha Festa DB. O atelier da estilista fica no bairro Santa Lúcia.