*O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro (foto), defendeu ontem que o Rio de Janeiro precisa redescobrir e redesenhar suas vocações porque se encontra em estágio terminal, em razão das crises que atravessa. Ele fez uma palestra no Exame Fórum RJ, evento organizado pela Revista Exame em um hotel na zona sul da cidade. “Precisamos realmente botar a cabeça no lugar, tendo em vista o estado terminal que eu associo à condição do Rio de Janeiro”, disse Rabello de Castro. E acrescentou: “Essa palavra é muito forte. Realmente é forte, mas precisa ser encarada. O que imaginamos para nós terminou. Acabou-se”. Castro tem feito declarações polêmicas, como defender as relações do BNDES com a JBS dos irmãos Batistas, o que, para muitos, pode significar que seu mandato no banco está em fase terminal.
*O presidenciável Ciro Gomes, que completou nessa segunda-feira 60 anos, confirmou sua presença na eleição do novo diretório do PDT de Uberaba, marcada para o 16 de dezembro. Além de Uberaba, sua agenda inclui visitas a Uberlândia e Ituiutaba.
*Com o tema “Língua, Leitura e Utopia”, começa na próxima quarta-feira (15) o Festival Literário de Araxá (Fliaraxá). Pela primeira vez, o Tauá Grande Hotel de Araxá irá sediar, em sua área externa, o evento. A Cerimônia de Abertura acontece às 10h, com a presença do curador do festival, Afonso Borges e Antônio Gilberto, gestor da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) em Araxá. A cantora Fernanda Takai também é presença confirmada no Fliaraxá, quando falará sobre seu livro infantil “O cabelo da menina” e, em seguida, apresentará um show com a banda Pato Fu.
*Continua nesta terça-feira, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o tradicional Bazar Joyeux Noel, promovido pela Sociedade Providência Dom Cipriano Chagas, e que nesta edição tem como patronesse de honra, Mariza Gomes da Silva, viúva do ex-vice-presidente da República José Alencar Gomes da Silva.
“A China é um país competitivo” é o tema da palestra que Ian Lin, CEO da Serpa, e Samara Reis, diretora da empresa, proferem nesta terça-feira, às 18h30, no auditório da ACMinas. O Grupo Serpa atua há 22 anos importando serviços da China e exportando materiais para aquele país, cuja renda per capita anual é de US$ 15, 399.