*Estão abertas as inscrições para o seminário Independência e Ativismo Judicial: Desafios Atuais, promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento será realizado no dia 4 de dezembro no auditório do STJ, em Brasília. Coordenado pelo ministro Luis Felipe Salomão (foto) e pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Henrique Ávila, o seminário vai discutir temas como o ativismo judicial e suas consequências, os impactos econômicos do ativismo judicial e os conceitos relacionados à independência dos juízes. Os debates contarão com a presença de ministros do STJ, professores e especialistas em diversas áreas. As inscrições são abertas ao público em geral e podem ser feitas até 1º de dezembro, ou até que as vagas estejam esgotadas.
*A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, usou a morte da mulher do ex ministro Guido Mantega para fazer proselitismo político. Em nota de solidariedade a Mantega, Hoffmann afirma que “Guido e Eliane suportaram um prolongado sofrimento nos últimos anos, agravado por inaceitáveis manifestações de ódio e perseguição. Ela merece descanso e ele, o nosso carinho e respeito por sua dedicação ao Brasil”. O ex ministro chegou a ser preso preventivamente na Operação Lava Jato mas foi liberado no mesmo dia, tão logo o Juiz Sérgio Moro foi comunicado da gravidade do estado de saúde se sua mulher. Gleisi Hoffmann e seu marido Paulo Bernardo são investigados por recebimento de propinas na campanha eleitoral.
*O presidente Michel Temer recebeu na tarde de ontem os ministros da Secretaria-Geral, Wellington Moreira Franco, e da Casa Civil, Eliseu Padilha, e discutiu com eles as chances de aprovação da reforma da Previdência. “São boas”, disse Moreira Franco ao deixar o encontro. “Há empenho em se tocar a reforma da Previdência”, afirmou o ministro, acrescentando que ela é fundamental para dar tranquilidade ao processo de recuperação da economia. “O esforço tem sido e vai ser grande para que possamos votar o mais rápido possível.”