A Energisa é um dos principais grupos privados do setor elétrico no Brasil, com aproximadamente 6,6 milhões de clientes, cerca de 15 mil colaboradores, distribuição em 788 municípios brasileiros e receita bruta anual de R$ 18,2 bilhões em 2016. Para conseguir fazer uma gestão eficiente de tantos processos ligados a esses grandes números, o Grupo implementou um Centro de Serviços Compartilhados (CSC), com a ajuda da TOTVS Consulting. O projeto de implementação do CSC, ou Central de Serviços Energisa (CSE), teve início em julho de 2015 com amplo planejamento, com o alinhamento estratégico para definir escopos e benefícios esperados e passou por toda a preparação, desenho detalhado dos fluxos e estudo de implementação por ondas de processos, atingindo a estabilização e melhoria dos serviços prestados agora de Cataguases (MG) para todo o Brasil. O diretor da Central de Serviços Energisa, José Souza Silva (foto), atribui os bons resultados do projeto “ao planejamento bem estruturado e a execução bem feita. “A automatização das rotinas foi uma das formas mais eficiente de melhorarmos a produtividade e controlar o alto volume de processos de nosso negócio. O envolvimento do alto escalão também foi fundamental para o sucesso da empreitada”.