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Cervejas artesanais mudam hábitos dos amantes da bebida

Paulo César de Oliveira
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O fenômeno mundial das cervejas artesanais está fazendo com que as marcas e rótulos se multipliquem no Brasil, mesmo com a queda no consumo registrada nos últimos três anos. De 356 cervejarias registradas em 2014, esse número saltou para 679 em 2017 nesses três anos. Só no ano passado foram abertas 186 novas fábricas. Minas Gerais tem 87 empresas e só perde para São Paulo, com 124 cervejarias, segundo dados do Ministério da Agricultura. Juntos, cervejas e chopes somam 8.903 marcas em 2017, o que corresponde a uma média de 13 rótulos por marca. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal, Carlo Laolli (foto), a produção artesanal responde por apenas 1% do volume total e por cerca de 2,5% da receita de vendas no país. Para ele existe um potencial para multiplicar por 3 ou 4 o número de cervejarias em 10 anos.

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