O Conexão Empresarial Tiradentes, evento promovido pela VB Comunicação, começou ontem, no centro de convenções da Pequena Tiradentes, com o painel “Voz Ativa Cenário para Negócios em Minas Gerais” promovido pelo Governo de Minas e Codemig, tendo como participantes Marco Antônio Castello Branco, Jorge Alexandre Barbosa Neves, Raul Velloso e Felipe Nunes, no Salão de Convenções da Pequena Tiradentes. O tema polêmico acabou gerando um intenso debate durante todo o tempo. Raul Veloso, que é economista, entende que as empresas estão fazendo das tripas coração para atravessar esse cenário no país. Os estados, por sua vez, na opinião de Velloso, não tiveram ajuda e dificilmente vão ter apoio para superarem a crise. O impasse político está se transformando em uma explosão financeira para Minas e para outros estados na opinião do economista. O presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, defendeu um novo pacto federativo para acabar com a centralização excessiva de recursos nas mãos da União. Além disso, o Estado é muito burocrático. Para ele, Minas precisa ter mecanismos de liberdade financeira devido as atividades e os recursos naturais do estado. Mas essa liberdade foi extirpada já com a Lei Kandir. Marco Antônio reclama que Minas é o estado que mais perde recursos na federação. O professor da UFMG, Jorge Alexandre e o cientista político Felipe Nunes, também ponderaram sobre o cenário político. Para eles a eleição em Minas será nacionalizada e a discussão será polarizada entre o tucano Aécio Neves e a petista Dilma Rousseff, o que será refletido nas candidaturas de Fernando Pimentel e Antonio Anastasia. Para eles, será uma disputa política no real sentido da palavra O marketing vai ficar em segundo plano sem as propostas mirabolantes.
Discutindo o Brasil
O Conexão Empresarial ainda reserva algumas surpresas como palestras com temas atuais e instigantes. Além das discussões sobre política e sobre o cenário econômico brasileiro, haverá uma intensa programação cultural, gastronômica, de esporte e entretenimento. Hoje, os principais pré-candidatos ao governo de Minas e à presidência da República estarão em Tiradentes participando dessa discussão. Eles irão apresentar, separadamente as suas propostas e ideias para o país e depois conversar com os participantes do evento. Durante todo o dia empresários, representantes do setor produtivo e analista políticos e econômicos irão participar de painéis com temas relevantes para a economia e o país. No final da programação, o Conexão Empresarial fará uma homenagem a empresários e personalidades que fazem a diferença no desenvolvimento social e econômico, comunicação, educação, finanças, indústria, saúde, comércio, agronegócio e construção.
Inspiration Day
O workshop de inovação do Programa Hub Minas Digital, o Inspiration Day, é mais uma das muitas atividades que acontecerão durante o Conexão Empresarial 2018 em Tiradentes. Voltado para empresas de médio e grande porte, a proposta é a de se promover uma troca de experiências e debates sobre os desafios de negócios. O workshop, acontecerá hoje, de 15h30 às 18h30. Para o evento, o Hub Minas Digital trouxe para Minas Gerais a The Bakery, primeira aceleradora de desafios corporativos do mundo. Com sede em Londres, Reino Unido, a empresa utiliza uma metodologia própria da “The Bakery Worldwide LTD” para conectar todos a uma rede global de profissionais com perfil empreendedor e inovador. As empresas terão oportunidade de trocar ideias, apresentar seus desafios e serem orientadas por profissionais altamente renomados e qualificados no mercado, dentre eles startups com soluções inovadoras em diversas áreas, nacionais e internacionais. Esta será a 4ª edição do evento, que já aconteceu em outros locais que inspiram e respiram inovação, como no Minas Digital Summit – evento organizado pela Sedectes na primeira semana de abril e que contou com a participação de empresas como Andrade Gutierrez, CEMIG, Usiminas, Café 3 Corações, Anglo American – Minério de Ferro Brasil, Drogaria Araujo, Caixa Econômica Federal, Unimed, Instituto Aquila.
Parceiros e patrocinadores
O Conexão Empresarial tem como parceiros e patrocinadores a Lexus, Grupo Oncoclínicas, Jornal O tempo e PAD, copatrocínio: Unimed BH e Urbaminas, apoio Premium: BH Airport, BMG Uptech, Globo Minas, Grupo Áquila, Hub Digital, Fapemig, Minas Digital, Governo de Minas, Líder Aviação, Siamig, Sintram, Fiemg e Usiminas. Apoio de Albinos, Fartura, Andrade Gutierrez, Anglo American, Anglo Ashanti, Araújo, Bernardes Advocacia e Consultoria Corporativa, OAB, CAAMG, Concordia Corporate, Tishman Speyer, Caparaó, Codeme, Décio Freire Advogados, Fiat, Grupo MBK, Inhotim, JAM, Katz, Klus, Mater Dei, MCA Gribel, Minas Tenis Clube, prefeitura de Juiz de Fora, Sindpas, Solution e Vivo. Apoio cultural e educacional: Sesc e Senac. (Foto: Gustavo Cesar Oliveira e PCO)