*Apesar da comoção social e da cobrança de culpados pelo desastre provocado com o rompimento da barragem em Brumadinho (MG), a Lei de Crimes Ambientais não tem como prioridade prender responsáveis. Especialista em Direito Ambiental, a advogada Letícia Yumi Marques (foto), ouvida pelo Estadão Conteúdo, explica que o foco principal da legislação é a reparação de danos à natureza. “A sociedade quer ver alguém preso, só que a Lei de Crimes Ambientais não prioriza prisão. Réu preso não repara o meio ambiente”, diz Letícia, que atua como consultora para o tema no escritório Peixoto & Cury Advogados.
*Termina amanhã hoje o prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes terão acesso ao sistema até as 23h59, no horário de Brasília. A inscrição é feita pela internet. O Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Segundo o MEC, 3,5 milhões de estudantes preenchem os requisitos e podem concorrer às vagas. Até o fim do período de inscrição, os candidatos podem mudar as opções de curso. Será válida a última opção confirmada.
*Da tragédia uma constatação: a solidariedade humana ainda existe e é forte. Pena que ela só se revele em momentos trágicos e de muita dor. Ontem o governo de Minas avisou aos solidários que, para o momento, não há necessidade de mais doações materiais. Esqueceu-se de dizer que continua aceitamos calor humano para as famílias das vítimas.