*Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, deu ontem uma aula de autoritarismo e de desconhecimento da teoria da separação dos Poderes. Ele defendeu que o Senado simplesmente desconhecesse a determinação do presidente do Supremo que, atendendo um pedido do Solidariedade, determinou que a votação para a eleição do presidente da Casa, fosse secreta, como está no regimento interno. Valério (foto) defendeu a desobediência alegando a independência do Senado. Alguém precisa avisar a ele que independência não significa liberdade para desobedecer as regras estabelecidas. Casuísmo é sempre um perigo.
*Bolsonaro foi eleito pelo voto “não ao PT”. Alcolumbre pelo voto “não ao Renan”. A história, podem acreditar, sempre se repete.
*Hoje, às 19h30, dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, preside Missa em Ação de Graças pelos sobreviventes e voluntários da tragédia em Brumadinho, na Paróquia São Sebastião, em Brumadinho, concelebrada pelo padre Renê Lopes. Desde o dia da tragédia, bispos, padres, diáconos e evangelizadores da Arquidiocese de Belo Horizonte têm oferecido amparo aos que sofrem. Uma ampla campanha solidária foi realizada, atendendo as necessidades materiais urgentes das famílias vítimas da tragédia. Dia e noite, os evangelizadores visitam os lares de quem enfrenta o luto, presidem momentos de oração nos velórios, permanecem ao lado dos que ainda não têm informação sobre parentes desaparecidos.
*A mineradora Vale precisa mudar o seu comportamento, apresentando efetiva cooperação e maior transparência em relação aos danos causados pelo rompimento de sua barragem em Brumadinho (MG), na semana passada, disse nesse sábado o advogado-geral da União. A mesma avaliação pode ser estendida para colapso da estrutura da Samarco, joint venture da Vale e BHP Billiton, em 2015, no mesmo Estado, disse a jornalistas André Mendonça, em Brumadinho. Segundo o advogado-geral da União, a maior produtora global de minério de ferro não tem apresentado proatividade no sentido da recomposição dos danos causados pelo rompimento das barragens.