*Recentemente incluída na nova Classificação Internacional de Doenças (CID), a síndrome de Burnout atinge hoje cerca de 45% dos médicos brasileiros, segundo a presidente da Comissão de Combate à Dependência Química da AMB, Carmita Abdo (foto). A rotina estressante e o acúmulo de demandas estão entre as principais causas da doença. “Existe uma incidência ainda maior de Burnout em especialidades que exigem uma ação mais rápida e que lidam com riscos à vida”, explica Carmita. Segundo a especialista, os sintomas da doença, um distúrbio psíquico, começam com a exaustão e podem se agravar com o tempo, caso não sejam tratados.
*Um carro novo que começa a dar problemas na primeira semana de uso gera o direito ao cliente receber o dinheiro de volta e indenização por danos morais. Este é o entendimento da 35ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, que acolheu pedido de um consumidor contra uma montadora de veículos. O consumidor relata que comprou o carro para desempenhar sua profissão de taxista. Na primeira semana, teve que acionar um guincho. Com oito meses, foram 11 idas do carro para o mecânico.
*A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Escola Nacional de Magistratura (ENM/AMB), em parceria com a Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis/DF), vão promover, em 19 de agosto, o seminário Direitos Humanos e Fraternidade – O princípio da fraternidade na prática judicial. O evento, a ser realizado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), tem como objetivo debater o princípio constitucional da fraternidade na prática judicial brasileira.