*Em uma reunião de mais de uma hora com o presidente Jair Bolsonaro ontem, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), colocou na mesa a insatisfação do Legislativo com as falas e atitudes de integrantes do governo em apoio a manifestações contra a Câmara e o Senado. Segundo interlocutores, o senador avisou ao presidente que não vai mais tolerar ataques ao Congresso. Até agora, Alcolumbre havia sido um dos poucos políticos que não tinha feito comentários públicos sobre a crise que teve seu ápice com a declaração do ministro da Segurança Institucional, general Augusto Heleno, de que o Congresso chantageia o Executivo ao votar matérias apenas em troca de recursos. Essa foi a primeira vez que Alcolumbre e Bolsonaro sentaram para conversar depois que a crise entre os poderes se agravou, com o presidente usando seu WhatsApp pessoal para enviar mensagens que conclamam pessoas a saírem às ruas em defesa de seu governo. Marcada para o dia 15 de março, o protesto possui teor anti-Congresso e STF. Na conversa com Bolsonaro nesta segunda-feira, 2, no Palácio do Planalto, Alcolumbre (foto) disse que não seria tolerado mais ataque ao Congresso e que para ele o assunto está superado. Segundo interlocutores, o senador pediu andamento às pautas econômicas e afirmou que o Congresso sempre esteve de portas abertas para um bom convívio com o Executivo.
*Já que o ano só começa depois do Carnaval, Feliz Ano Novo para todos os brasileiros. Quem sabe agora o Brasil anda.
*O Tribunal Superior do Trabalho (TST) deverá rever o acórdão no qual foi aplicado o IPCA-E – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial para correção de débitos trabalhistas. A decisão é do ministro Gilmar Mendes, do supremo Tribunal Federal (STF). que determinou que o TST volte a julgar o tema observando a jurisprudência do Supremo.
*Os analistas estão de olho na divulgação, nesta quarta-feira (4), das Contas Nacionais, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre outras especulações, o comportamento da atividade no quarto trimestre de 2019 deverá apontar que houve uma desaceleração mais acentuada do que o previsto.
*A CNN Brasil usou as redes sociais para informar que fará sua estreia na TV paga no próximo dia 15. O canal de notícias já havia declarado que estrearia na TV em março, mas não havia divulgado a data exata até então.
*A Academia Mineira de Letras abriu inscrições para o curso “Mitologia Comparada – As Origens do Mundo e da Humanidade nos mitos gregos e médio-orientais”. Ministrado pelo acadêmico, professor e especialista no assunto, Jacyntho Lins Brandão, o curso, dividido em quatro módulos e com início em abril, abordará, de uma perspectiva comparada, as mais importantes cosmogonias e antropogonias da Grécia e do Oriente Médio antigo, analisando suas convergências e divergências.