Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (foto), disse ontem que será usado um aplicativo para celulares para identificar os trabalhadores informais que não estão em nenhum cadastro do governo, mas têm direito de receber o auxílio de R$ 600. O benefício é uma das medidas de alívio à crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. Segundo o ministro, entre 15 milhões e 20 milhões de trabalhadores que têm direito ao auxílio não estão atualmente em nenhum cadastro usado pelo governo. Devem fazer o cadastramento pelo aplicativo: trabalhadores que não estão no Cadastro Único do governo; contribuintes individuais do INSS; microempreendedores individuais (MEIs). Onyx afirmou que a previsão é que esses trabalhadores possam começar a receber o auxílio 48 horas depois de concluírem o cadastramento pelo aplicativo

 

*O Papa Francisco divulgou um vídeo nessa sexta-feira (3) no qual pede para todas as famílias da Itália e do mundo inteiro renovarem a esperança neste momento difícil provocado pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Em uma mensagem transmitida na televisão pública italiana, às vésperas do início da Semana Santa, o Pontífice manifestou sua proximidade e o seu afeto a todas as pessoas que estão em isolamento domiciliar para evitar a propagação da doença, que já matou mais de 50 mil indivíduos no mundo inteiro. “Se permitirem, gostaria de conversar com vocês por alguns instantes, neste período de dificuldades e de sofrimento. Eu os imagino em suas famílias, enquanto vivem uma vida incomum para evitar o contágio”, afirmou. Francisco ressaltou que este “é um momento difícil para todos” e se lembrou, por exemplo, dos doentes, dos que temem os impactos econômicos, dos idosos e dos que vivem só. Ele ainda citou as crianças e os jovens que não podem frequentar a escola, as famílias que têm algum parente enfermo ou que viveram lutos em decorrência do coronavírus ou de outras causas.

 *Depois da troca de mensagens gentis entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, João Doria, o presidente Jair Bolsonaro não deixou passar batido e mandou um recado pelo Twitter cheio de ironia. Sem citar nomes, afirmou: “Quando falamos em união, nos referimos aos que querem o melhor para o Brasil e para os brasileiros, não uma aliança com quem quase o destruiu por completo. Discordâncias temos entre meras posições. Superar divergência não é abandonar a própria honra nem a verdade”.

 

*Com o avanço da pandemia do novo coronavirus, já começam a chegar na Justiça mineira ações na área da saúde e os magistrados que lidam diretamente com o direito da saúde já se preparam para enfrentar um aumento expressivo das demandas relacionadas ao Covid-19. Há casos ligados desde o acolhimento de pacientes com suspeita da doença em instituições públicas a pedidos de equipamentos de proteção individual (EPI), entre outros.

*A pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (3), mostra que metade (50%) dos brasileiros já sofreu impactos financeiros devido ao avanço do surto no país. E 82% acreditam que ainda serão afetados economicamente no futuro. Já 94% dos entrevistados acreditam que a pandemia do coronavírus terá um impacto negativo para a economia brasileira.

 

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.