* Segundo o diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI, Alejandro Werner (foto), a América Latina enfrentará a pior recessão econômica de sua história, na esteira do impacto causado pela pandemia da Covid-19. A estimativa do órgão é de uma retração de 9,4% no PIB da região em 2020. Nesta semana, o FMI já havia projetado um tombo de 9,1% do PIB do Brasil neste ano. Para a economia global, estima-se uma queda de 4,9%.
*A deputada estadual Erica Malunguinho (Psol-SP) apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para que sejam retiradas das ruas todas as estátuas de personagens históricos relacionados à escravidão. Pelo projeto, também serão proibidas homenagens a figuras classificadas como escravocratas, bem como àquelas que tenham sido condenadas – nos casos em que já haja trânsito em julgado – por crimes como trabalho escravo, racismo, injúria racial e ainda contra os direitos humanos.
*A Fiat lançou nessa sexta-feira (26) uma versão completamente remodelada de sua picape leve Strada, um dos principais modelos da marca no Brasil, com expectativa de elevar as vendas no segmento em 20% nos próximos anos e avançar com exportações no mercado latino-americano, apesar dos impactos da pandemia sobre a economia da região. Atualmente, a Strada é responsável por cerca de 21% das vendas de veículos da Fiat no Brasil.
*O maestro João Carlos Martins, em comemoração aos seus 80 anos, fará um concerto ao vivo acompanhado da Orquestra Bachiana no próximo dia 3 de julho, às 20h, que será transmitido pelas mídias sociais. O palco será o Teatro Sesi de São Paulo. O maestro e os músicos vão tocar de máscaras e todas as medidas de isolamento recomendadas pela OMS serão seguidas.
*E vem mais loteria por aí. A Caixa Econômica Federal foi autorizada a instituir a Supersete, uma aposta de sete números. Publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26), a Portaria nº 15.141 do Ministério da Economia informa que caberá ao banco definir a data do primeiro sorteio, bem como sua frequência e o preço das apostas.
*Na próxima segunda-feira (29), representantes do Sesc, Unesco, USP, Secretários Estaduais e dirigentes municipais de Cultura, se reúnem para apresentar os primeiros resultados da pesquisa sobre os impactos da pandemia no setor Cultual e Criativo. A pesquisa, “Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil”, foi lançada no dia 10 de junho e ficará aberta para coleta de dados até o dia 16 de julho de 2020. Os resultados serão oferecidos às Secretarias de Cultura, com análises