*O vereador Eduardo Suplicy (foto) deu como presente para o presidente Jair Bolsonaro o livro “Utopia”, de Thomas More, acompanhado de um bilhete em que deseja pronta recuperação e que “possa aproveitar esse período em que precisa de recuperação com a leitura desse importante livro”. Suplicy diz que Thomas More é considerado um dos pensadores que melhor fundamentou a Renda Básica de Cidadania e termina afirmando que “muito melhor do que distribuir armas será assegurar a Renda Básica de Cidadania para todas as pessoas”. Em tempo: Thomas More, para quem não sabe, foi declarado Patrono dos Estadistas e dos Políticos, pelo Papa João Paulo II.
*O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nessa segunda-feira um acordo para que a Fundação Oswald Cruz (Fiocruz) e os hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein participem na elaboração de um protocolo de segurança para a realização das eleições municipais de novembro, tendo em vista a pandemia de covid-19. As instituições vão avaliar todos os riscos de contágio durante a votação, além de desenvolver os protocolos sanitários e ambientais para a realização da votação no cenário da pandemia. Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, não haverá custo aos cofres públicos pelo serviço. Será uma ajuda “patriótica”, prestada graciosamente”, disse Barroso.
*O procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, realizou teleconferência com cerca de 200 procuradores e promotores de Justiça de todas as regiões do estado para tratar dos efeitos da liminar que determina o cumprimento das diretrizes do Estado em relação às medidas de distanciamento social nos municípios mineiros. Na reunião, foram também reavaliadas as estratégias para o enfrentamento do pico da crise, que está previsto para os próximos dias em Minas Gerais.
*Será nesta terça-feira (14) a terceira edição do “Janelas pela Democracia”, encontro de sete partidos de aposição que pedem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Participam do encontro, entre outros, Ciro Gomes, Flávio Dino, Carlos Siqueira, Marina Silva e Roberto Freire. O encontro será transmitido pelas mídias sociais dos sete partidos, a partir das 18h.
*Uma doação de R$ 23,5 milhões do Presidente e CEO do Grupo ArcelorMittal, Lakshmi Mittal e sua família, garantiu o futuro da cátedra de vacinologia na Universidade de Oxford, dirigida pelo professor Adrian Hill. A cátedra passará a se chamar Cátedra de Vacinologia Lakshmi Mittal e Família em reconhecimento a esse apoio. Recentemente, foi feito pelo programa desenvolvido pela cátedra um grande esforço para produzir rapidamente uma vacina contra a COVID-19, com o professor Hill atuando como investigador principal do estudo de Oxford. A vacina está atualmente passando por testes em humanos no Reino Unido, Brasil e África do Sul.