*A equipe econômica quer o veto a uma proposta de lei que concede anistia em tributos a serem pagos por igrejas, que têm mais de R$ 1 bilhão em dívidas registradas com a União segundo levantamentos do governo. A decisão final é do presidente Jair Bolsonaro. A proposta que beneficia entidades religiosas foi criada pelo deputado David Soares (foto), DEM-SP, e inserida em um projeto de lei sobre a resolução de litígios com a União. Ele é filho do pastor R. R. Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus (entre as principais devedoras).
*Cafeicultores interessados têm até hoje, terça-feira, para se inscreverem no 17º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. A ficha de inscrição com as amostras de café arábica, tipo 2, colhidas neste ano, que irão concorrer devem ser entregues nos escritórios regionais da Emater-MG. O processo é gratuito. Os participantes concorrerão em duas categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado.
*O nome dado a um esmalte se tornou nos últimos dias motivo de revolta de algumas brasileiras e reacendeu um debate sobre a visão estereotipada de estrangeiros sobre a sexualidade das mulheres nascidas por aqui. O alvo é uma das cores da coleção de esmaltes da marca americana OPI, que foi batizada de “Kiss Me I’m Brazilian” – ou “Beije-me, sou brasileira”. Apesar de o produto ter sido lançado em 2014, a marca chegou ao Brasil recentemente, e, na última semana, motivou a criação de uma petição – que já conta com mais de 10 mil assinaturas, pedindo para que a marca mude o nome do produto. O esmalte não está à venda no Brasil. Com o Uol.
*As inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC), a fim de atuação em atividades de certificação dos procedimentos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, começam nesta quarta-feira (9) e vão até o dia 29 deste mês. O cadastramento destina-se a servidores públicos federais e professores das redes públicas estaduais e municipais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na sexta-feira (4), no Diário Oficial da União, o Edital nº 64 de chamada pública. As inscrições podem ser feitas no seguinte endereço na internet: certificadores.inep.gov.br ou no aplicativo móvel, disponível nas principais lojas de aplicativos.