Blog do PCO

Jogo Aberto

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

*A advogada Ana Luísa Gonçalves Rocha, que assinou o habeas corpus que levou Marco Aurélio (foto) a mandar soltar o traficante André do Rap, foi estagiária do gabinete do ministro, segundo informações da Folha de São Paulo. Formada em 2019, ela é sócia do advogado Eduardo Ubaldo, que foi assessor do ministro Marco Aurélio – mas não assinou o habeas corpus. Marco Aurélio mandou soltar André do Rap com base numa lei que obriga o juiz que decretou a prisão preventiva a revisar a ordem a cada 90 dias. A soltura foi revogada no dia seguinte pelo ministro Luiz Fux, cuja decisão foi depois confirmada pelo Plenário. Mas o traficante fugiu e ainda não foi encontrado.

 

*São fortes os rumores em Brasília dando conta de que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, estaria nos planos do presidente Jair Bolsonaro para integrar o seu novo ministério, cuja reforma já estaria sendo avaliada no Planalto. E é o próprio Rodrigo Maia que vem dando sinais neste sentido: primeiro iniciou uma reaproximação com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e anunciou que não irá disputar a reeleição para a presidência da Câmara. Agora é aguardar os próximos capítulos.

 

*Com a proximidade do fim de ano, as especulações correm solta nos meios políticos de Brasília. Uma delas estaria relacionada com o futuro político do vice-presidente da República Hamilton Mourão, já que a expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro, se disputar a reeleição, deverá substituir o vice. O general Mourão é filiado ao PRTB e sobre seu futuro político as especulações vão desde a disputa pelo governo do Rio Grande do Sul a uma cadeira pelo Senado em 2022. Mourão ainda não se pronunciou sobre o assunto.

 

*O ministro da Economia Paulo Guedes voltou a falar nessa terça-feira (20), em evento promovido pelo Milken Institute, que a recessão brasileira deverá ser menor do que a prevista no início da pandemia do novo coronavirus. Deve ficar entre 4% ou 4% e pouco este ano, disse Guedes. Nos primeiros meses da pandemia, analistas chegaram a projetar uma queda de 10% no Produto Interno Brasileiro (PIB). Guedes também voltou a afirmar que é hora de acelerar a agenda de privatizações. “Vamos fazer um “road show” de investimentos, disse o ministro.

 

*O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar, nessa terça-feira (20), a carteirinha da OAB. “Não pode a pessoa se formar e não poder trabalhar". A declaração foi dada para apoiadores diante do Palácio da Alvorada, em resposta a um simpatizante, formado em Direito, que trabalha como motorista de aplicativo enquanto aguarda para realizar o Exame da Ordem da OAB. O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, rebate dizendo que o exame mede a capacidade jurídica do candidato a advogado “que é o defensor dos direitos elementares” da população.

 

*O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza, nos dias 3 e 4 de dezembro, o 4º Fórum Nacional de Controle, que terá como tema o papel da inovação na transformação da educação no Brasil. O anúncio foi feito pelo ministro Augusto Nardes, relator da área de Educação. Ele ressaltou a dificuldade de acesso ao ensino remoto por parte dos alunos da rede pública e a precariedade tecnológica das instituições públicas de ensino, agravada pela situação de isolamento causada pandemia.

 

*A escritora e acadêmica Nélida da Piñon lançou ontem seu novo romance “Um dia chegarei a Sagres”. Devido a pandemia do novo coronavirus, o lançamento aconteceu 100% virtual, através do instagram da Livraria Travessa @livrariadatravessa. O exemplar autografado do livro pode ser adquirido pelo site www.travessa.com.br.

 

*Quem também acaba de lançar seu segundo romance é o juiz Carlos Roberto Loiola, da comarca de Belo Horizonte. Seu livro “O beijo da Inquisição“, no formato eBook Kindle, pode ser adquirido no site da amazon.com.br.

 

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.