Blog do PCO

Vencendo os desafios impostos pela pandemia

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

Vice-presidente do Grupo Multiplan, Vander Giodano, lembra que o Grupo tem uma longa história com Belo Horizonte, que gera 100 mil empregos nos shoppings Diamond Mall, Pátio Savassi e BH Shopping – o primeiro da cidade e um dos primeiros do país-, além de outros empreendimentos no Brasil. O Grupo, segundo ele, passou a pandemia com o pagamento de todos os impostos e dia. O suporte econômico praticamente não existiu para o varejo e, principalmente os varejistas de rua, sofreram muito. A Multiplan decidiu abrir mão da receita dos aluguéis para manter os seus varejistas, que segundo Giodano, são os grandes parceiros. Esse período foi superado e o que se vê agora é a forte retomada do setor de varejo. Ele disse que semestre a semestre, eles estão batendo recordes. Foram os primeiros a entrar na crise e estão sendo os primeiros a sair. A roda, segundo Vander Giodano, começa a girar e o setor de shopping está sendo o que está tendo uma retomada mais forte. As perspectivas são muito positivas e houve um movimento recente, com a empresa dobrando as iniciativas, adquirindo 100% do Diamond Mall, o que é uma forma de agradecimento a Belo Horizonte por frequentar os shoppings. Vander Giodano citou a fórmula do sucesso de José Isaac Perez, de que o segredo do sucesso é fazer bem feito, dar as pessoas mais do que elas esperam e estar atento aos detalhes.

Desafios do país

Para o presidente do Conselho de Administração da Pado, Alfons Gardemann, o desafio do país é a pobreza. Essa é a grande questão que deve ser atacada. Segundo ele, tivemos um processo de desindustrialização e fica cada vez mais evidente que é preciso uma política de industrialização de longo prazo. Na Pado, houve um período de 30 dias de férias e depois a produção continuou plenamente, por isso,a empresa não sofreu com a pandemia. Não houve problema com fornecimento de matéria prima, apesar da escassez no mercado.

Hub consolidado

Completando oito anos de concessão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o CEO da BH Airport, Kleber Meira, disse que mesmo com a crise sanitária, ao longo dos últimos cinco trimestres, o “nosso aeroporto foi considerado um dos melhores do país”. Pela posição geográfica, ele acredita no potencial do aeroporto, em especial do aeroporto indústria. O aeroporto já se consolidou como um hub, com mais voos para o Nordeste e Sudeste, com mais voos do que em Viracopos, em São Paulo, e vem se consolidando cada vez mais. Atualmente é um dos maiores hubs da Azul e, também está consolidando com a Gol o aumento de voos. ”Hoje, circulam mais de 40 mil passageiros dia, funciona como uma verdadeira cidade, com quase 150 lojas. Temos a ambição de tornar o aeroporto de Belo Horizonte, o mais inovador do Brasil. A Vivo, junto com a Ericson vão instalar um laboratório 5G, além de estimular as startups a se desenvolverem. Os aeroportos de Belo Horizonte são os únicos considerados como verdes. Todos os equipamentos são de energia elétrica, nada de diesel, e de fontes renováveis sendo que 50% da água usada é de reuso. A transformação que aconteceu nesses oito anos foi muito importante, segundo Kleber Meira. (Foto Kleber Meira, Alfonso Gardeman, Wander Giordano)

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.