* A candidata à presidência derrotada no 1º turno Soraya Thronicke (foto), do União Brasil, não vai votou no 2º turno. A senadora do Mato Grosso do Sul terminou a disputa em 5º lugar, com cerca de 600 mil votos e entende que o Brasil se encontra em uma encruzilhada, o que nos resta é aceitar o resultado das urnas e tocar para frente”. (foto/reprodução internet)
* O PT e a Rede Sustentabilidade protocolaram uma representação para cassar o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), depois que ela perseguiu um homem negro apontando uma arma para ele em São Paulo. O documento solicita à Câmara Federal, o envio do pedido para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
* O vencedor da eleição presidencial terá mandato de 4 anos e 4 dias. Isso porque o Congresso aprovou, em 2021, mudanças na data de posse a partir do pleito de 2026. Com a alteração, quem assumir a Presidência em 1º de janeiro de 2023 passara a faixa presidencial em 5 de janeiro de 2027. A data da posse de governadores também foi mudada, será em 6 de janeiro de 2027.