*O senador Carlos Viana (foto), PL, foi um dos oito senadores que votaram contra o decreto de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (10/1). Na avaliação do parlamentar, a situação em Brasília “já está sob controle e não há mais nada urgente que leve a necessidade de intervenção por decreto”. (foto/reprodução internet)
*O STF analisará hoje, em uma sessão extraordinária do plenário virtual, o pedido de afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, pelo prazo de 90 dais. A decisão pelo afastamento foi do ministro Alexandre de Moraes, na madrugada de segunda-feira (9), horas depois dos ataques aos destruíram os prédios dos Três Poderes.
*O sociólogo Leandro Grass será o presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão responsável pela preservação do patrimônio material e imaterial brasileiro. Grass tentou, em 2022, o governo do DF, mas foi derrotado por Ibaneis Rocha (MDB).