*O Tribunal Superior Eleitoral confirmou a nomeação do ministro Kassio Nunes Marques (foto/reprodução internet), do Supremo Tribunal Federal (STF), para a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandowski. Outras duas vagas, na classe de juristas, serão abertas esta semana com o término dos mandatos dos advogados Sergio Banhos e Karlos Horbach. Uma lista tríplice deverá ser formada e posteriormente encaminhada para escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
*A cassação do ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) deixou muito parlamentar de orelha em pé. Entre eles, o deputado federal mineiro Nikolas Ferreira (PL), que chegou a comentar com alguns parlamentares o temor pela sua cassação. Recentemente, o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) denunciou Nikolas Ferreira pelo crime de transfobia contra uma adolescente transexual e pediu a suspensão de seus direitos políticos.
*Estão abertas as inscrições para o Congresso da Magistratura Mineira 2023, que será realizado entre os dias 24 e 26 de agosto, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto (MG). Promovido pela Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), o Congresso terá como tema central “A Magistratura Mineira em seu Sesquicentenário: sua Histórica Missão de Pacificação e Evolução Social”.