*O presidente da Câmara, Arthur Lira (foto/reprodução internet), confirmou presença no lançamento do Novo PAC hoje, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Sua presença é vista como um novo gesto de boa vontade com o governo Lula. Dias atrás, Lira anulou a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, coordenador do Novo PAC, na CPI do MST. A convocação de Costa era vista como uma derrota do governo.
*A Câmara dos Deputados aprovou substitutivo que reconhece a atividade de juízes e promotores como de “risco inerente”. A proposta amplia os parâmetros para proteção pessoal de magistrados e membros do Ministério Público. Pelo texto, esses profissionais poderão requerer, entre outros, escolta, colete balístico, veículo blindado e reembolso de despesas em caso de remoção provisória. A proposta segue para o Senado.
*Turistas brasileiros não precisarão mais de visto para entrada no Japão pelos próximos três anos. A medida vale para os japoneses que desembarcarem no território brasileiro. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a isenção valerá a partir de 30 de setembro, o turista precisará de passaporte comum e o tempo de viagem será de até 90 dias tanto para o Japão quanto para o Brasil.