*O presidente Lula da Silva (PT) e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, cobraram do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela a divulgação das atas de votação de 28 de julho. Lula e Petro também não reconheceram Nicolás Maduro (foto/reprodução internet) como presidente reeleito, após declaração do resultado pelo CNE e validação na última semana pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) do país vizinho.
*O relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente a 2025, senador Confúcio Moura (MDB-RO), pretende fazer ajustes no texto para dar maior transparência às chamadas “emendas pix”. A avaliação de Moura é que regras mais explícitas de transparência e rastreio podem ser implementadas por meio da LDO de 2025, com o caminho de como isso vai ser feito descrito no texto.
*A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que fixa o piso salarial de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em R$ 4.650 mensais para uma jornada de 30 horas por semana. O PL (projeto de lei) 1.731 de 21 é oriunda do Senado e altera a lei que regulamenta o trabalho da categoria (Lei 8.856 de 94).