Blog do PCO

Banco Central interfere no câmbio após alta do dólar

Paulo César de Oliveira
COMPARTILHE

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto(foto/reprodução internet), comunicou a realização de um leilão de venda de dólares à vista nesta sexta-feira (30), no valor máximo de US$ 1,5 bilhão. Será a segunda intervenção no câmbio desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na quinta-feira, o dólar fechou em forte alta de 1,18%, a R$ 5,621, conforme dados sobre a economia dos Estados Unidos consolidaram apostas de um afrouxamento gradual na taxa de juros norte-americana. A moeda também avançou em relação a divisas de outros mercados emergentes no exterior.

Sumiço estratégico

Roberto Campos Neto vai ficar cinco dias longe da presidência do Banco Central. De 5 a 10 de setembro, ele estará na Basileia (Suíça) para participar da BIS Annual Roundtable on Financial Stability, da High-Level Roundtable on Artificial Intelligence e das Bimonthly Meetings, promovidas pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS). O presidente Lula indicou Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária do BC, para comandar a instituição em 2025.

A discussão agora gira em torno de quando deve ocorrer a sabatina dele, já que os senadores se encontram em meio a um recesso branco no período eleitoral. O governo tem a expectativa de que a sabatina ocorra até o dia 17 de setembro. Independentemente de quando o escrutínio de Galípolo ocorrer, o mandato de Campos Neto à frente do BC só se encerra em dezembro.

COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News do PCO

Preencha seus dados e receba nossa news diariamente pelo seu e-mail.